Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anselmo Batista de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/118
Resumo: This article aims to present a reflection on youth protagonism in education and the work of the aprendiz Comgás Program in three state public schools of Campinas/SP. Thus, we address the subject in two perspectives: first, from the importance of the work of educators in the process of development and youth protagonism, and second, the concern to hold a brief history about the rescue work insertion by projects in education and the implementation of the aprendiz Comgás Program in state schools. The role requires a re­lationship between young adults and new generations, so we believe that the emergence of youth protagonism as a possible alternative for education appears in different ways and that the aprendiz Comgás Program has partly contributed to the training of youth protagonism in public schools. The analysis method used is based on  qualitative research and literature from historic and contemporary material, besides the material provided by the aprendiz Comgás Program.
id METO-3_7b93e2cc9336bab6e2f072dd510c1dc1
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/118
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Youth Involvement in the Aprendiz Comgás ProgramO Protagonismo Juvenil no Programa Aprendiz ComgásEDUCAÇÃO; ESCOLA; JUVENTUDE; PROJETOS; PROTAGONISMO JUVENIL.EDUCATION; SCHOOL; YOUTH; PROJECTS; YOUTH PROTAGONISM.This article aims to present a reflection on youth protagonism in education and the work of the aprendiz Comgás Program in three state public schools of Campinas/SP. Thus, we address the subject in two perspectives: first, from the importance of the work of educators in the process of development and youth protagonism, and second, the concern to hold a brief history about the rescue work insertion by projects in education and the implementation of the aprendiz Comgás Program in state schools. The role requires a re­lationship between young adults and new generations, so we believe that the emergence of youth protagonism as a possible alternative for education appears in different ways and that the aprendiz Comgás Program has partly contributed to the training of youth protagonism in public schools. The analysis method used is based on  qualitative research and literature from historic and contemporary material, besides the material provided by the aprendiz Comgás Program.O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca do protagonismo juvenil sob a perspectiva da educação escolar e do trabalho desenvolvido pelo Programa aprendiz Comgás em três escolas da rede pública estadual de Campinas, Estado de São Paulo. Para isso, busca-se tratar o assunto sob dois aspectos que, segundo o autor desta pesquisa, são considerados fundamentais: a importância do trabalho de educadores no processo de inserção e desenvolvimento da ação protagônica juvenil e um breve resgate histórico a respeito da inserção dos trabalhos por projetos na educação e da implantação do Programa aprendiz Comgás em escolas da rede pública estadual. A proposta acerca do protagonismo juvenil pressupõe um exemplo de relacionamento entre os adultos e as novas gerações, fundamentando-se em não impor a elas um ideário em função do qual deveriam atuar. Assim, considera-se que o surgimento do protagonismo juvenil, como possível alternativa para a educação, aparece de diferentes maneiras e que a implantação do referido programa tenha contribuído parcialmente para a formação do protagonismo juvenil nas escolas da rede pública estadual. O método de análise utilizado está fundamentado na pesquisa qualitativa e bibliográfica a partir de material histórico e contemporâneo, além do fornecido pelo programa analisado neste estudo.Universidade Metodista de PiracicabaOliveira, Anselmo Batista de2011-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/11810.15600/2238-121X/comunicacoes.v16n2p95-106Comunicações; v. 16, n. 2 (2009); 95-1062238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/118/63Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T12:27:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/118Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T12:27:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
O Protagonismo Juvenil no Programa Aprendiz Comgás
title Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
spellingShingle Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
Oliveira, Anselmo Batista de
EDUCAÇÃO; ESCOLA; JUVENTUDE; PROJETOS; PROTAGONISMO JUVENIL.
EDUCATION; SCHOOL; YOUTH; PROJECTS; YOUTH PROTAGONISM.
title_short Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
title_full Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
title_fullStr Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
title_full_unstemmed Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
title_sort Youth Involvement in the Aprendiz Comgás Program
author Oliveira, Anselmo Batista de
author_facet Oliveira, Anselmo Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anselmo Batista de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO; ESCOLA; JUVENTUDE; PROJETOS; PROTAGONISMO JUVENIL.
EDUCATION; SCHOOL; YOUTH; PROJECTS; YOUTH PROTAGONISM.
topic EDUCAÇÃO; ESCOLA; JUVENTUDE; PROJETOS; PROTAGONISMO JUVENIL.
EDUCATION; SCHOOL; YOUTH; PROJECTS; YOUTH PROTAGONISM.
description This article aims to present a reflection on youth protagonism in education and the work of the aprendiz Comgás Program in three state public schools of Campinas/SP. Thus, we address the subject in two perspectives: first, from the importance of the work of educators in the process of development and youth protagonism, and second, the concern to hold a brief history about the rescue work insertion by projects in education and the implementation of the aprendiz Comgás Program in state schools. The role requires a re­lationship between young adults and new generations, so we believe that the emergence of youth protagonism as a possible alternative for education appears in different ways and that the aprendiz Comgás Program has partly contributed to the training of youth protagonism in public schools. The analysis method used is based on  qualitative research and literature from historic and contemporary material, besides the material provided by the aprendiz Comgás Program.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/118
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v16n2p95-106
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/118
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v16n2p95-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/118/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 16, n. 2 (2009); 95-106
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022641049600