Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoernig Junior, Breno Arno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fossatti, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3430
Resumo: O tema deste artigo está relacionado às expectativas apresentadas pelos alunos que iniciam sua jornada acadêmica numa Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC) no sul do Brasil. Este estudo tem por objetivo identificar as expectativas dos alunos ingressantes nos diferentes cursos de Engenharia oferecidos por Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC). A metodologia adotada é do tipo qualitativa descritiva, pois trata-se de um estudo de caso, onde participam do levantamento alunos das Engenharias. Foi feito um levantamento estatístico com os dados demográficos a fim de caracterizar o grupo de interesse da pesquisa, usando o programa aplicado a Estatística -  SPSS. A seguir fez-se uma categorização das respostas associadas ao questionário aberto sobre suas expectativas, que foi aplicado aos alunos matriculados em uma disciplina de primeiro semestre. Os resultados apontam que os alunos têm expectativas voltadas à atividade profissional futura e, principalmente, a qualidade em sua formação acadêmica, que se mostrou como sendo a expectativa de maior ênfase. Sepùlveda (2013, p.1) chama atenção de que tal situação ocorre também no contexto da educação superior no Chile, onde ele menciona têm-se ” una generación ambiciosa que tiende a postergar el ingreso al mundo laboral y que reconoce en las credenciales educativas un requisito fundamental para su inserción en el mundo adulto”.  Conclui-se que a expectativas dos alunos, apesar de incertas e muitas vezes inconstantes, devem ser objeto de interesse da instituição, a fim de que, ao atender estas expectativas estimule a permanência do aluno até a sua conclusão na graduação da Engenharia.
id METO-3_8848adb095a7480180b810eaec9f6c58
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3430
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenhariaEducação; Ensino Superior; Gestão EducacionalEducação; Ensino Superior; Engenharia; ExpectativasO tema deste artigo está relacionado às expectativas apresentadas pelos alunos que iniciam sua jornada acadêmica numa Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC) no sul do Brasil. Este estudo tem por objetivo identificar as expectativas dos alunos ingressantes nos diferentes cursos de Engenharia oferecidos por Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC). A metodologia adotada é do tipo qualitativa descritiva, pois trata-se de um estudo de caso, onde participam do levantamento alunos das Engenharias. Foi feito um levantamento estatístico com os dados demográficos a fim de caracterizar o grupo de interesse da pesquisa, usando o programa aplicado a Estatística -  SPSS. A seguir fez-se uma categorização das respostas associadas ao questionário aberto sobre suas expectativas, que foi aplicado aos alunos matriculados em uma disciplina de primeiro semestre. Os resultados apontam que os alunos têm expectativas voltadas à atividade profissional futura e, principalmente, a qualidade em sua formação acadêmica, que se mostrou como sendo a expectativa de maior ênfase. Sepùlveda (2013, p.1) chama atenção de que tal situação ocorre também no contexto da educação superior no Chile, onde ele menciona têm-se ” una generación ambiciosa que tiende a postergar el ingreso al mundo laboral y que reconoce en las credenciales educativas un requisito fundamental para su inserción en el mundo adulto”.  Conclui-se que a expectativas dos alunos, apesar de incertas e muitas vezes inconstantes, devem ser objeto de interesse da instituição, a fim de que, ao atender estas expectativas estimule a permanência do aluno até a sua conclusão na graduação da Engenharia.Universidade Metodista de PiracicabaHoernig Junior, Breno ArnoFossatti, Paulo2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Quali-Quantiapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/343010.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p163-183Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 163-1832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3430/2241Brasil;ContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3430Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
title Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
spellingShingle Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
Hoernig Junior, Breno Arno
Educação; Ensino Superior; Gestão Educacional
Educação; Ensino Superior; Engenharia; Expectativas
title_short Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
title_full Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
title_fullStr Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
title_full_unstemmed Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
title_sort Expectativas dos alunos do primeiro semestre dos cursos de engenharia
author Hoernig Junior, Breno Arno
author_facet Hoernig Junior, Breno Arno
Fossatti, Paulo
author_role author
author2 Fossatti, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoernig Junior, Breno Arno
Fossatti, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino Superior; Gestão Educacional
Educação; Ensino Superior; Engenharia; Expectativas
topic Educação; Ensino Superior; Gestão Educacional
Educação; Ensino Superior; Engenharia; Expectativas
description O tema deste artigo está relacionado às expectativas apresentadas pelos alunos que iniciam sua jornada acadêmica numa Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC) no sul do Brasil. Este estudo tem por objetivo identificar as expectativas dos alunos ingressantes nos diferentes cursos de Engenharia oferecidos por Instituição de Ensino Superior Comunitária (IESC). A metodologia adotada é do tipo qualitativa descritiva, pois trata-se de um estudo de caso, onde participam do levantamento alunos das Engenharias. Foi feito um levantamento estatístico com os dados demográficos a fim de caracterizar o grupo de interesse da pesquisa, usando o programa aplicado a Estatística -  SPSS. A seguir fez-se uma categorização das respostas associadas ao questionário aberto sobre suas expectativas, que foi aplicado aos alunos matriculados em uma disciplina de primeiro semestre. Os resultados apontam que os alunos têm expectativas voltadas à atividade profissional futura e, principalmente, a qualidade em sua formação acadêmica, que se mostrou como sendo a expectativa de maior ênfase. Sepùlveda (2013, p.1) chama atenção de que tal situação ocorre também no contexto da educação superior no Chile, onde ele menciona têm-se ” una generación ambiciosa que tiende a postergar el ingreso al mundo laboral y que reconoce en las credenciales educativas un requisito fundamental para su inserción en el mundo adulto”.  Conclui-se que a expectativas dos alunos, apesar de incertas e muitas vezes inconstantes, devem ser objeto de interesse da instituição, a fim de que, ao atender estas expectativas estimule a permanência do aluno até a sua conclusão na graduação da Engenharia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Quali-Quanti
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3430
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p163-183
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3430
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p163-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3430/2241
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil;
Contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 163-183
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020448477185