Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vítor
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cid, Marília, Valente, Mariana, Figueiredo, Margarida, Quadrado, Anabela, Fialho, Isabel, Matos, Jorge, Cóias, Margarida, Matos, Nuno, Mendes, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5092
Resumo: A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.
id RCAP_6eb07a2726c2ad4915274b3bbde0167c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino BásicoEnsino experimental das ciênciasObservaçãoNarraçãoReflexãoA presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.Instituto Politécnico de Castelo Branco2012-04-20T14:36:52Z2012-04-202009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5092http://hdl.handle.net/10174/5092porOliveira, V.; Cid, M.; Valente, M.; Figueiredo, M.; Quadrado, A.; Fialho, I.; Matos, J.; Cóias, M.; Matos, N. & Mendes, P. (2009). Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico. In F. Paixão & F. R. Jorge (Coord.). Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. CD-ROM. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, pp.704-712.978-989 95831-2-2vmo@uevora.ptmcid@uevora.ptmjv@uevora.ptmtf@uevora.ptndifialho@uevora.ptndndndnd229Oliveira, VítorCid, MaríliaValente, MarianaFigueiredo, MargaridaQuadrado, AnabelaFialho, IsabelMatos, JorgeCóias, MargaridaMatos, NunoMendes, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:08.130583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
title Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Vítor
Ensino experimental das ciências
Observação
Narração
Reflexão
title_short Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Vítor
author_facet Oliveira, Vítor
Cid, Marília
Valente, Mariana
Figueiredo, Margarida
Quadrado, Anabela
Fialho, Isabel
Matos, Jorge
Cóias, Margarida
Matos, Nuno
Mendes, Paulo
author_role author
author2 Cid, Marília
Valente, Mariana
Figueiredo, Margarida
Quadrado, Anabela
Fialho, Isabel
Matos, Jorge
Cóias, Margarida
Matos, Nuno
Mendes, Paulo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vítor
Cid, Marília
Valente, Mariana
Figueiredo, Margarida
Quadrado, Anabela
Fialho, Isabel
Matos, Jorge
Cóias, Margarida
Matos, Nuno
Mendes, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino experimental das ciências
Observação
Narração
Reflexão
topic Ensino experimental das ciências
Observação
Narração
Reflexão
description A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2012-04-20T14:36:52Z
2012-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5092
http://hdl.handle.net/10174/5092
url http://hdl.handle.net/10174/5092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, V.; Cid, M.; Valente, M.; Figueiredo, M.; Quadrado, A.; Fialho, I.; Matos, J.; Cóias, M.; Matos, N. & Mendes, P. (2009). Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico. In F. Paixão & F. R. Jorge (Coord.). Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. CD-ROM. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, pp.704-712.
978-989 95831-2-2
vmo@uevora.pt
mcid@uevora.pt
mjv@uevora.pt
mtf@uevora.pt
nd
ifialho@uevora.pt
nd
nd
nd
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136483867623424