Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartasson, Lorrainy Anastácio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11118
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2012.
id UNB_2b1a54aef2886fec473fb2896af96b8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11118
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituaisEducação ambientalConservação da naturezaMaterial didáticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2012.Pesquisas acadêmicas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino em Conservação da Biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este constitui-se um potencial complemento à rotina da sala de aula, baseada em livros didáticos incompletos quanto à temática ambiental. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central Extinção de espécies, por meio do uso de conceitos relacionados apresentados segundo Conflitos socioambientais e Ações positivas. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré-teste e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts, de forma a apresentar resultados acerca da compreensão do conceito central. O material didático associado ao contexto do ambiente escolar mostrou que os alunos constroem mapas conceituais mais semelhantes aos dos experts. Observou-se contribuição positiva do PROBIO-EA ao arcabouço dos alunos, que passaram a construir mais relações corretas acerca do conceito de Extinção de espécies, limitado no contexto escolar. Como o material segue teorias-guia que propiciam o conhecimento da realidade e o conteúdo escolar trabalhado com os alunos não tem ênfase em Extinção de espécies, a aproximação do conhecimento do aluno ao do professor permite inferir que o PROBIO-EA contribui para a compreensão dos conceitos e processos associados às práticas humanas que levam a Extinção de espécies. Assim, o material pode ser agregado a sala de aula com benefícios claros aos alunos e ao professor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTAcademic research, Brazilian and international documents emphasize the concern for conservation education and the scenario of high species extinction. Considering the dialogical problem-solving perspective of the didactic material PROBIO-Environmental Education (PROBIO-EE), this constitutes a potential tool for the classroom that is based on incomplete textbooks regarding on environmental issues. This work aimed to evaluate the contribution of PROBIO-EE for understanding of the central concept of species extinction, through the use of subconcepts presented in accordance with socio environmental conflicts and positive actions. The evaluation was performed in the classrooms of 6th grade in two public schools in Brasília - Brazil. Concept Maps (CM) were produced in pre and post-test, and among them, students used the PROBIO-EE. The student’s CM were compared with maps produced by experts in order to present results about the understanding of the central concept. PROBIO-EE associated with the context of the school showed that students construct CM more like those of experts. We observed positive contribution of the PROBIO-EE framework of the students who produced more right relationships about the central concept, that is limited at school. As the material follows guiding theories that provide the knowledge of reality and at school students do not have an education with emphasis on extinction, the more similarity between student’s CM and experts CM let us infer that PROBIO-EE contributes to the understanding of the concepts and processes associated with practices that lead to species extinction. Thus, the material can be added to the classroom with clear benefits to students and the understanding of ecological concepts.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Programa de Pós-Graduação em EcologiaSaito, Carlos HirooBartasson, Lorrainy Anastácio2012-09-06T14:38:56Z2012-09-06T14:38:56Z2012-09-062012-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARTASSON, Lorrainy Anastácio. Contribuição do material didático PROBIO: educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica: uma avaliação por meio de mapas conceituais. 2012. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11118info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T18:41:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/11118Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T18:41:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
title Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
spellingShingle Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
Bartasson, Lorrainy Anastácio
Educação ambiental
Conservação da natureza
Material didático
title_short Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
title_full Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
title_fullStr Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
title_full_unstemmed Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
title_sort Contribuição do material didático PROBIO : educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica : uma avaliação por meio de mapas conceituais
author Bartasson, Lorrainy Anastácio
author_facet Bartasson, Lorrainy Anastácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saito, Carlos Hiroo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartasson, Lorrainy Anastácio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Conservação da natureza
Material didático
topic Educação ambiental
Conservação da natureza
Material didático
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Biologia, Departamento de Ecologia, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-06T14:38:56Z
2012-09-06T14:38:56Z
2012-09-06
2012-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARTASSON, Lorrainy Anastácio. Contribuição do material didático PROBIO: educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica: uma avaliação por meio de mapas conceituais. 2012. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11118
identifier_str_mv BARTASSON, Lorrainy Anastácio. Contribuição do material didático PROBIO: educação ambiental para a compreensão de conceitos ecológicos na educação básica: uma avaliação por meio de mapas conceituais. 2012. 60 f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508218565525504