Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da docência de 11 professoras que são reconhecidas pelos seus pares como referência de prática docente porque ensinam na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém” em contraposição à ideia de ensino como ato de “professar um saber” conforme distingue Roldão (2007). Teoricamente apoiou-se em Roldão, para abordar a dupla transitividade e a mediação no processo de ensino aprendizagem, e em Shulman, no que se refere à base de conhecimento profissional docente. Metodologicamente considerou a técnica da bola de neve, que utiliza cadeias de referências e entrevistas semiestruturadas. Onze professoras de escola pública localizadas no estado do Rio de Janeiro/BR participaram da pesquisa. A análise dos dados foi construída em três eixos: i- concepções de ensino; ii- saberes mobilizados pelas professoras para ensinar na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém”; iii- estratégias de ensino elaboradas pelas professoras. Os resultados indicam que: i- as professoras concebem o ensino como ato investigativo; ii- o professor se apresenta como um pesquisador e criador de novas e variadas estratégias para ensinar; iii- o processo pedagógico de mediação do professor entre o conhecimento e o aluno envolve múltiplos saberes para suprir a necessidade da classe e dos alunos individualmente. |
id |
METO-3_a04f1ca2379df748e3f3113fee2cea28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4143 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professorasEnsino-AprendizagemDidática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I.Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da docência de 11 professoras que são reconhecidas pelos seus pares como referência de prática docente porque ensinam na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém” em contraposição à ideia de ensino como ato de “professar um saber” conforme distingue Roldão (2007). Teoricamente apoiou-se em Roldão, para abordar a dupla transitividade e a mediação no processo de ensino aprendizagem, e em Shulman, no que se refere à base de conhecimento profissional docente. Metodologicamente considerou a técnica da bola de neve, que utiliza cadeias de referências e entrevistas semiestruturadas. Onze professoras de escola pública localizadas no estado do Rio de Janeiro/BR participaram da pesquisa. A análise dos dados foi construída em três eixos: i- concepções de ensino; ii- saberes mobilizados pelas professoras para ensinar na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém”; iii- estratégias de ensino elaboradas pelas professoras. Os resultados indicam que: i- as professoras concebem o ensino como ato investigativo; ii- o professor se apresenta como um pesquisador e criador de novas e variadas estratégias para ensinar; iii- o processo pedagógico de mediação do professor entre o conhecimento e o aluno envolve múltiplos saberes para suprir a necessidade da classe e dos alunos individualmente.Universidade Metodista de PiracicabaAlmeida, Rosineire Silva deCruz, Giseli Barreto da2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/414310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 153-1682238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143/2407Rio de JaneiroDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4143Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
title |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
spellingShingle |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras Almeida, Rosineire Silva de Ensino-Aprendizagem Didática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I. |
title_short |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
title_full |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
title_fullStr |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
title_full_unstemmed |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
title_sort |
Didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre a docência de 11 professoras |
author |
Almeida, Rosineire Silva de |
author_facet |
Almeida, Rosineire Silva de Cruz, Giseli Barreto da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Giseli Barreto da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rosineire Silva de Cruz, Giseli Barreto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem Didática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I. |
topic |
Ensino-Aprendizagem Didática e Docência; Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental I. |
description |
Este trabalho teve por objetivo analisar aspectos da docência de 11 professoras que são reconhecidas pelos seus pares como referência de prática docente porque ensinam na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém” em contraposição à ideia de ensino como ato de “professar um saber” conforme distingue Roldão (2007). Teoricamente apoiou-se em Roldão, para abordar a dupla transitividade e a mediação no processo de ensino aprendizagem, e em Shulman, no que se refere à base de conhecimento profissional docente. Metodologicamente considerou a técnica da bola de neve, que utiliza cadeias de referências e entrevistas semiestruturadas. Onze professoras de escola pública localizadas no estado do Rio de Janeiro/BR participaram da pesquisa. A análise dos dados foi construída em três eixos: i- concepções de ensino; ii- saberes mobilizados pelas professoras para ensinar na perspectiva de “fazer aprender alguma coisa a alguém”; iii- estratégias de ensino elaboradas pelas professoras. Os resultados indicam que: i- as professoras concebem o ensino como ato investigativo; ii- o professor se apresenta como um pesquisador e criador de novas e variadas estratégias para ensinar; iii- o processo pedagógico de mediação do professor entre o conhecimento e o aluno envolve múltiplos saberes para suprir a necessidade da classe e dos alunos individualmente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p153-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4143/2407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Rio de Janeiro |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 153-168 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021611347968 |