Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enzweiler, Deise Andreia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518
Resumo: O objetivo desse artigo é problematizar a concepção de aprendizagem a partir de três documentos oficiais recentes da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). As reflexões aqui propostas ancoram-se metodologicamente ao campo dos Estudos Foucaultianos e analiticamente em autores da teorização social contemporânea e dos Estudos Curriculares. Como conclusão dessa análise, que configura um recorte de pesquisas ainda em andamento, destaca-se que há ênfases distintas em relação à aprendizagem, especialmente com as novas proposições apresentadas na BNCC.
id METO-3_b512be05882e28fabbaa65ab79f3aee8
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4518
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Educação; Práticas Pedagógicas; AprendizagemAprendizagem; Competência; CurrículoO objetivo desse artigo é problematizar a concepção de aprendizagem a partir de três documentos oficiais recentes da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). As reflexões aqui propostas ancoram-se metodologicamente ao campo dos Estudos Foucaultianos e analiticamente em autores da teorização social contemporânea e dos Estudos Curriculares. Como conclusão dessa análise, que configura um recorte de pesquisas ainda em andamento, destaca-se que há ênfases distintas em relação à aprendizagem, especialmente com as novas proposições apresentadas na BNCC.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESEnzweiler, Deise Andreia2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/451810.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p47-62Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 47-622238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518/2505Brasil;América Latina;Século XXI; Contemporaneidade;Análise crítica de política educacionalDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4518Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
spellingShingle Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Enzweiler, Deise Andreia
Educação; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem
Aprendizagem; Competência; Currículo
title_short Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_full Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_fullStr Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_full_unstemmed Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_sort Aprendizagem e Competência: uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
author Enzweiler, Deise Andreia
author_facet Enzweiler, Deise Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Enzweiler, Deise Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem
Aprendizagem; Competência; Currículo
topic Educação; Práticas Pedagógicas; Aprendizagem
Aprendizagem; Competência; Currículo
description O objetivo desse artigo é problematizar a concepção de aprendizagem a partir de três documentos oficiais recentes da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010); o Plano Nacional de Educação (2014) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). As reflexões aqui propostas ancoram-se metodologicamente ao campo dos Estudos Foucaultianos e analiticamente em autores da teorização social contemporânea e dos Estudos Curriculares. Como conclusão dessa análise, que configura um recorte de pesquisas ainda em andamento, destaca-se que há ênfases distintas em relação à aprendizagem, especialmente com as novas proposições apresentadas na BNCC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p47-62
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p47-62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4518/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil;América Latina;
Século XXI; Contemporaneidade;
Análise crítica de política educacional
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 47-62
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020311113728