Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fatima Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Bernardino, Soares, Armando, Cravino, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora.
id METO-3_b688dbf668829e755610fecb700e9076
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4218
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matériaEducaçãoNarrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino.O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora.Universidade Metodista de PiracicabaAraújo, Fatima MariaLopes, BernardinoSoares, ArmandoCravino, José2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/421810.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 259-2762238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218/2352Europa; PortugalEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4218Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
title Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
spellingShingle Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
Araújo, Fatima Maria
Educação
Narrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino.
title_short Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
title_full Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
title_fullStr Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
title_full_unstemmed Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
title_sort Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
author Araújo, Fatima Maria
author_facet Araújo, Fatima Maria
Lopes, Bernardino
Soares, Armando
Cravino, José
author_role author
author2 Lopes, Bernardino
Soares, Armando
Cravino, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fatima Maria
Lopes, Bernardino
Soares, Armando
Cravino, José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Narrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino.
topic Educação
Narrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino.
description O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218/2352
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa; Portugal

Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 259-276
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021198209024