Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora. |
id |
METO-3_b688dbf668829e755610fecb700e9076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4218 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matériaEducaçãoNarrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino.O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora.Universidade Metodista de PiracicabaAraújo, Fatima MariaLopes, BernardinoSoares, ArmandoCravino, José2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/421810.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 259-2762238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218/2352Europa; PortugalEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4218Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
title |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
spellingShingle |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria Araújo, Fatima Maria Educação Narrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino. |
title_short |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
title_full |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
title_fullStr |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
title_full_unstemmed |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
title_sort |
Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria |
author |
Araújo, Fatima Maria |
author_facet |
Araújo, Fatima Maria Lopes, Bernardino Soares, Armando Cravino, José |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Bernardino Soares, Armando Cravino, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Fatima Maria Lopes, Bernardino Soares, Armando Cravino, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Narrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino. |
topic |
Educação Narrações multimodais; Estados físicos da matéria; Natureza corpuscular da matéria, Simulações computacionais; Mediação do ensino. |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise de conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p259-276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4218/2352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa; Portugal Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 259-276 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021198209024 |