O uso da plataforma HypatiaMat no desenvolvimento do sentido aditivo da multiplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Bárbara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38337
Resumo: O presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido em Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo estrutura-se em três capítulos: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Introdução enquadra o âmbito do trabalho, debruçando-se nas Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É nesta secção que se enquadra o modo de funcionamento dos estágios bem como é feita uma breve descrição das turmas onde foram realizadas as referidas práticas. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da problemática: que estratégias digitais didáticas e/ou artefactos se podem usar para promover as aprendizagens relacionadas com o sentido aditivo da multiplicação? Deste modo, foram planificadas várias sessões com o objetivo de compreender de que forma o uso da applet Multiplicação, da plataforma digital HypatiaMat, influencia o conhecimento dos alunos acerca do sentido aditivo da multiplicação. Desenhou-se uma investigação com uma metodologia qualitativa, interpretativa e com um design de investigação-ação. No decurso da investigação foram recolhidos dados por observação participante e efetuados registos em áudio, nos momentos de manipulação da plataforma digital e dos guiões de exploração por parte dos alunos. Terminada esta etapa e reunida a informação, construiu-se uma Narração Multimodal (NM) cuja análise permitiu concluir que: (i) a colaboração entre os alunos contribuiu para melhorar os seus desempenhos na resolução de problemas matemáticos, especialmente quando se verifica verbalização, partilha e coconstrução de raciocínios; (ii) a intervenção da professora, enquanto elemento mais experiente, constitui um fator fundamental na orientação dos alunos no sentido da correta resolução dos problemas, desempenhando a função de treinador junto dos discentes; (iii) o raciocínio matemático dos alunos quanto à multiplicação emerge, de forma estruturada, tendo por base o princípio da adição; e que o (iv) uso da applet Multiplicação da plataforma HypatiaMat, devidamente contextualizado e implementado promoveu a resolução de problemas matemáticos. Em conclusão, na componente reflexiva constam duas reflexões acerca dos estágios realizados em Educação Pré-Escolar (Creche e Jardim de Infância) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
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