Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Jederson Garbin
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Lucas de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4130
Resumo: Este trabalho objetiva propor reflexões sobre as implicações de hábitos relacionados as tecnologias, em especial, a utilização dos celulares, nas aulas de Educação Física (EF). É percebido o aumento da utilização de celulares, como uma ferramenta indispensável na vida das pessoas para além de uma “simples” ligação telefônica. No entanto, pessoas de todas as idades utilizam aparelhos celulares, modificando modos de interagir com o meio que o cerca. Como procedimentos metodológicos realizamos uma pesquisa bibliográfica eminentemente qualitativa tecendo um diálogo com os temas: Educação Física, celular, não-participação nas aulas e contemporaneidade. Podemos compreender que o celular se consolida como algo que pode rivalizar com as aulas de EF, que tem na cultura corporal de movimento, elementos que sublinham sua especificidade. Diante disso, faz-se necessária uma reflexão sobre a maneira como essa ferramenta tem adentrado o espaço da escola trazendo implicações na participação dos alunos nas aulas.
id METO-3_c9f7de92120796b2996c997c7d35ff45
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4130
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulasEducação; Educação FísicaEducação Física; Celular; Não-Participação.Este trabalho objetiva propor reflexões sobre as implicações de hábitos relacionados as tecnologias, em especial, a utilização dos celulares, nas aulas de Educação Física (EF). É percebido o aumento da utilização de celulares, como uma ferramenta indispensável na vida das pessoas para além de uma “simples” ligação telefônica. No entanto, pessoas de todas as idades utilizam aparelhos celulares, modificando modos de interagir com o meio que o cerca. Como procedimentos metodológicos realizamos uma pesquisa bibliográfica eminentemente qualitativa tecendo um diálogo com os temas: Educação Física, celular, não-participação nas aulas e contemporaneidade. Podemos compreender que o celular se consolida como algo que pode rivalizar com as aulas de EF, que tem na cultura corporal de movimento, elementos que sublinham sua especificidade. Diante disso, faz-se necessária uma reflexão sobre a maneira como essa ferramenta tem adentrado o espaço da escola trazendo implicações na participação dos alunos nas aulas.Universidade Metodista de PiracicabaTenório, Jederson GarbinCarvalho, Lucas de Andrade2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/413010.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p309-325Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 309-3252238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4130/2306Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4130Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
title Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
spellingShingle Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
Tenório, Jederson Garbin
Educação; Educação Física
Educação Física; Celular; Não-Participação.
title_short Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
title_full Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
title_fullStr Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
title_full_unstemmed Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
title_sort Cultura corporal de movimento e celular: implicações na participação dos alunos nas aulas
author Tenório, Jederson Garbin
author_facet Tenório, Jederson Garbin
Carvalho, Lucas de Andrade
author_role author
author2 Carvalho, Lucas de Andrade
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, Jederson Garbin
Carvalho, Lucas de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Física
Educação Física; Celular; Não-Participação.
topic Educação; Educação Física
Educação Física; Celular; Não-Participação.
description Este trabalho objetiva propor reflexões sobre as implicações de hábitos relacionados as tecnologias, em especial, a utilização dos celulares, nas aulas de Educação Física (EF). É percebido o aumento da utilização de celulares, como uma ferramenta indispensável na vida das pessoas para além de uma “simples” ligação telefônica. No entanto, pessoas de todas as idades utilizam aparelhos celulares, modificando modos de interagir com o meio que o cerca. Como procedimentos metodológicos realizamos uma pesquisa bibliográfica eminentemente qualitativa tecendo um diálogo com os temas: Educação Física, celular, não-participação nas aulas e contemporaneidade. Podemos compreender que o celular se consolida como algo que pode rivalizar com as aulas de EF, que tem na cultura corporal de movimento, elementos que sublinham sua especificidade. Diante disso, faz-se necessária uma reflexão sobre a maneira como essa ferramenta tem adentrado o espaço da escola trazendo implicações na participação dos alunos nas aulas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4130
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p309-325
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4130
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p309-325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4130/2306
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 309-325
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022385197056