Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Camila Sandim de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares Zuin, Antônio Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3433
Resumo: A cultura digital se faz cada vez mais presente nas salas de aula por meio do uso de recursos tecnológicos, tais como as plataformas digitais de ensino e aprendizagem. De fato, professores têm utilizado tais recursos principalmente com a intenção de atenuar determinados impasses educacionais, tal como o desinteresse discente pela transmissão dos conteúdos das disciplinas escolares. Contudo, os mesmos aparelhos utilizados na educação como tentativa de sanar tais impasses estão contribuindo para acentuar a falta de concentração de professores e alunos em suas atividades escolares. Um dos motivos é a utilização irrefletida dessas plataformas, dentre as quais se destaca a Geekie. Através do chamado ensino personalizado, esta plataforma tem atingido um número crescente de professores e alunos ao oferecer diversas opções de ensino e aprendizagem virtual.  Diante desse contexto, os autores deste artigo têm como objetivo discutir os efeitos da utilização acrítica das plataformas digitais de ensino e aprendizagem para o processo formativo dos agentes educacionais, principalmente por meio da promoção do ensino personalizado.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia educacional; Formação cultural; Indústria Cultural.
id METO-3_ceafb69e53e298a36add4cb476c1398d
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3433
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizadoEducaçãoFilosofia da EducaçãoA cultura digital se faz cada vez mais presente nas salas de aula por meio do uso de recursos tecnológicos, tais como as plataformas digitais de ensino e aprendizagem. De fato, professores têm utilizado tais recursos principalmente com a intenção de atenuar determinados impasses educacionais, tal como o desinteresse discente pela transmissão dos conteúdos das disciplinas escolares. Contudo, os mesmos aparelhos utilizados na educação como tentativa de sanar tais impasses estão contribuindo para acentuar a falta de concentração de professores e alunos em suas atividades escolares. Um dos motivos é a utilização irrefletida dessas plataformas, dentre as quais se destaca a Geekie. Através do chamado ensino personalizado, esta plataforma tem atingido um número crescente de professores e alunos ao oferecer diversas opções de ensino e aprendizagem virtual.  Diante desse contexto, os autores deste artigo têm como objetivo discutir os efeitos da utilização acrítica das plataformas digitais de ensino e aprendizagem para o processo formativo dos agentes educacionais, principalmente por meio da promoção do ensino personalizado.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia educacional; Formação cultural; Indústria Cultural.Universidade Metodista de PiracicabaCastro, Camila Sandim deSoares Zuin, Antônio Álvaro2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/343310.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p79-94Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 79-942238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3433/2200BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T21:02:56Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3433Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-30T21:02:56Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
title Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
spellingShingle Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
Castro, Camila Sandim de
Educação
Filosofia da Educação
title_short Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
title_full Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
title_fullStr Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
title_full_unstemmed Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
title_sort Indústria cultural e distração concentrada: as plataformas digitais e o ensino personalizado
author Castro, Camila Sandim de
author_facet Castro, Camila Sandim de
Soares Zuin, Antônio Álvaro
author_role author
author2 Soares Zuin, Antônio Álvaro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Camila Sandim de
Soares Zuin, Antônio Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia da Educação
topic Educação
Filosofia da Educação
description A cultura digital se faz cada vez mais presente nas salas de aula por meio do uso de recursos tecnológicos, tais como as plataformas digitais de ensino e aprendizagem. De fato, professores têm utilizado tais recursos principalmente com a intenção de atenuar determinados impasses educacionais, tal como o desinteresse discente pela transmissão dos conteúdos das disciplinas escolares. Contudo, os mesmos aparelhos utilizados na educação como tentativa de sanar tais impasses estão contribuindo para acentuar a falta de concentração de professores e alunos em suas atividades escolares. Um dos motivos é a utilização irrefletida dessas plataformas, dentre as quais se destaca a Geekie. Através do chamado ensino personalizado, esta plataforma tem atingido um número crescente de professores e alunos ao oferecer diversas opções de ensino e aprendizagem virtual.  Diante desse contexto, os autores deste artigo têm como objetivo discutir os efeitos da utilização acrítica das plataformas digitais de ensino e aprendizagem para o processo formativo dos agentes educacionais, principalmente por meio da promoção do ensino personalizado.PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia educacional; Formação cultural; Indústria Cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3433
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p79-94
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3433
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n2p79-94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3433/2200
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 2 (2018); 79-94
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022289776640