O poder da palavra: o trabalho de educadoras(es) sociais com a literatura
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2761 |
Resumo: | A presente pesquisa investigou a prática de educadoras(es) da rede pública a partir da contação de histórias e leitura de livros. A questão central foi: “Qual o sentido do trabalho com histórias infantis para um(a) educador(a) de um CRAS?”. Assumiu-se como base teórico-metodológica a ideia de sentido e a discussão sobre a técnica proposta pela fenomenologia existencial de Heidegger. Em afinação com este método, o procedimento utilizado foi a entrevista reflexiva realizada em encontros individuais com três educadores. A apropriação do trabalho pelas(os) educadoras(os) se mostrou afetiva e satisfatória, mas também distante e insegura. As histórias foram compreendidas como fagulhas que transformam a maneira das crianças e das(os) educadoras(es) estarem no mundo. Desta forma, a literatura atribuiu sentido para as crianças, em seus processos pedagógico, cultural e existencial e para as(os) educadoras(es), em seu processo profissional e existência. Percebeu-se a abertura das(os) participantes para o trabalho e a criação de alternativas frente a obstáculos, como a desvalorização da profissão pelos gestores públicos e educadores e a ausência de formação e de profissionais de referência. Portanto, este estudo evidencia a necessidade de investigar a criação e o diálogo entre ações na rede assistencial apontando a importância do uso da literatura em espaços de educação não formal. |
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O poder da palavra: o trabalho de educadoras(es) sociais com a literaturaPsicologia da EducaçãoLiteratura infantil; Educador social; Fenomenologia; Assistência socialA presente pesquisa investigou a prática de educadoras(es) da rede pública a partir da contação de histórias e leitura de livros. A questão central foi: “Qual o sentido do trabalho com histórias infantis para um(a) educador(a) de um CRAS?”. Assumiu-se como base teórico-metodológica a ideia de sentido e a discussão sobre a técnica proposta pela fenomenologia existencial de Heidegger. Em afinação com este método, o procedimento utilizado foi a entrevista reflexiva realizada em encontros individuais com três educadores. A apropriação do trabalho pelas(os) educadoras(os) se mostrou afetiva e satisfatória, mas também distante e insegura. As histórias foram compreendidas como fagulhas que transformam a maneira das crianças e das(os) educadoras(es) estarem no mundo. Desta forma, a literatura atribuiu sentido para as crianças, em seus processos pedagógico, cultural e existencial e para as(os) educadoras(es), em seu processo profissional e existência. Percebeu-se a abertura das(os) participantes para o trabalho e a criação de alternativas frente a obstáculos, como a desvalorização da profissão pelos gestores públicos e educadores e a ausência de formação e de profissionais de referência. Portanto, este estudo evidencia a necessidade de investigar a criação e o diálogo entre ações na rede assistencial apontando a importância do uso da literatura em espaços de educação não formal.Universidade Metodista de PiracicabaFelippe, Irene MonteiroSzymanski, Luciana2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/276110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p187-205Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 187-2052238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2761/1716AméricaSistema Assistencial contemporâneoEducadores da rede assistencialDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:35:09Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2761Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:35:09Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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