O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1640 |
Resumo: | As diferentes políticas educacionais firmam o direito de acesso à escola para todos os alunos, inclusive alunos com necessidades educativas especiais. Porém, um dos destaques centrais para o sucesso deste processo diz respeito à formação e atuação docente. Assim, este estudo visou analisar a formação acadêmica de futuros professores de Biologia para a Educação Inclusiva no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Foram participantes quatro licenciandos da área de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (PIBID / UNIFAL-MG). Como recurso para coleta de informações foi realizado um grupo focal, que visou caracterizar os desafios e perspectivas da formação frente á temática inclusiva. As informações foram organizadas em eixos de análise. Como resultados pôde ser evidenciado que a vinculação dos licenciandos ao PIBID/UNIFAL-MG possibilita á eles: compreensão histórica e social da realidade educacional nas escolas; e a indefinição dos modelos, práticas e necessidades educacionais especiais. Por meio das análises, pode-se concluir que a vivência no programa vem impulsionando os licenciandos uma formação com perspectiva crítica e reflexiva, no entanto, são lançados ainda desafios teóricos e práticos quanto a compreensão efetiva das questões que envolvem a implementação e as indefinições teóricas e práticas para uma escola inclusiva. |
id |
METO-3_ef952316c820639575b7ddec7c6bd93a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1640 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusivaBiologia; inclusão; formação docente.As diferentes políticas educacionais firmam o direito de acesso à escola para todos os alunos, inclusive alunos com necessidades educativas especiais. Porém, um dos destaques centrais para o sucesso deste processo diz respeito à formação e atuação docente. Assim, este estudo visou analisar a formação acadêmica de futuros professores de Biologia para a Educação Inclusiva no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Foram participantes quatro licenciandos da área de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (PIBID / UNIFAL-MG). Como recurso para coleta de informações foi realizado um grupo focal, que visou caracterizar os desafios e perspectivas da formação frente á temática inclusiva. As informações foram organizadas em eixos de análise. Como resultados pôde ser evidenciado que a vinculação dos licenciandos ao PIBID/UNIFAL-MG possibilita á eles: compreensão histórica e social da realidade educacional nas escolas; e a indefinição dos modelos, práticas e necessidades educacionais especiais. Por meio das análises, pode-se concluir que a vivência no programa vem impulsionando os licenciandos uma formação com perspectiva crítica e reflexiva, no entanto, são lançados ainda desafios teóricos e práticos quanto a compreensão efetiva das questões que envolvem a implementação e as indefinições teóricas e práticas para uma escola inclusiva. Universidade Metodista de PiracicabaCapesSantos, Poliana FernandesGomes, Claudia2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/164010.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p83-95Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 83-952238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1640/1323Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T16:59:05Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1640Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T16:59:05Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
spellingShingle |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva Santos, Poliana Fernandes Biologia; inclusão; formação docente. |
title_short |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_full |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
title_sort |
O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva |
author |
Santos, Poliana Fernandes |
author_facet |
Santos, Poliana Fernandes Gomes, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Poliana Fernandes Gomes, Claudia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia; inclusão; formação docente. |
topic |
Biologia; inclusão; formação docente. |
description |
As diferentes políticas educacionais firmam o direito de acesso à escola para todos os alunos, inclusive alunos com necessidades educativas especiais. Porém, um dos destaques centrais para o sucesso deste processo diz respeito à formação e atuação docente. Assim, este estudo visou analisar a formação acadêmica de futuros professores de Biologia para a Educação Inclusiva no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Foram participantes quatro licenciandos da área de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (PIBID / UNIFAL-MG). Como recurso para coleta de informações foi realizado um grupo focal, que visou caracterizar os desafios e perspectivas da formação frente á temática inclusiva. As informações foram organizadas em eixos de análise. Como resultados pôde ser evidenciado que a vinculação dos licenciandos ao PIBID/UNIFAL-MG possibilita á eles: compreensão histórica e social da realidade educacional nas escolas; e a indefinição dos modelos, práticas e necessidades educacionais especiais. Por meio das análises, pode-se concluir que a vivência no programa vem impulsionando os licenciandos uma formação com perspectiva crítica e reflexiva, no entanto, são lançados ainda desafios teóricos e práticos quanto a compreensão efetiva das questões que envolvem a implementação e as indefinições teóricas e práticas para uma escola inclusiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1640 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p83-95 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1640 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p83-95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1640/1323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 21, n. 2 (2014); 83-95 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022252027904 |