O Programa Institucional de Iniciação à Docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Poliana Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gomes, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1640
Resumo: As diferentes políticas educacionais firmam o direito de acesso à escola para todos os alunos, inclusive alunos com necessidades educativas especiais. Porém, um dos destaques centrais para o sucesso deste processo diz respeito à formação e atuação docente. Assim, este estudo visou analisar a formação acadêmica de futuros professores de Biologia para a Educação Inclusiva no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Foram participantes quatro licenciandos da área de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (PIBID / UNIFAL-MG). Como recurso para coleta de informações foi realizado um grupo focal, que visou caracterizar os desafios e perspectivas da formação frente á temática inclusiva. As informações foram organizadas em eixos de análise. Como resultados pôde ser evidenciado que a vinculação dos licenciandos ao PIBID/UNIFAL-MG possibilita á eles: compreensão histórica e social da realidade educacional nas escolas; e a  indefinição dos modelos, práticas e necessidades educacionais especiais. Por meio das análises, pode-se concluir que a vivência no programa vem impulsionando os licenciandos uma formação com perspectiva crítica e reflexiva, no entanto, são lançados ainda desafios teóricos e práticos quanto a compreensão efetiva das questões que envolvem a implementação e as indefinições teóricas e práticas para uma escola inclusiva. 
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