Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado concluída em 2018 que se propôs a investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, adotando como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. Neste artigo nos restringimos à Andragogia, umas das teorias abordadas na referida pesquisa de mestrado. A teoria andragógica apresenta interessantes considerações sobre a aprendizagem do indivíduo adulto que podem se converter em significativas contribuições para o campo de formação de professores. |
id |
METO-3_fcecb9122b11f987ea06b6f1d2761d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4056 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professorEducaçãoAndragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores.Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado concluída em 2018 que se propôs a investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, adotando como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. Neste artigo nos restringimos à Andragogia, umas das teorias abordadas na referida pesquisa de mestrado. A teoria andragógica apresenta interessantes considerações sobre a aprendizagem do indivíduo adulto que podem se converter em significativas contribuições para o campo de formação de professores.Universidade Metodista de PiracicabaSoares, Amanda CibeleBraúna, Rita de Cássia de AlcântaraSaraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica.application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/405610.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p23-38Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 23-382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056/2360BrasilContemporaneidade.EducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T14:11:53Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4056Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-09T14:11:53Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
title |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
spellingShingle |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor Soares, Amanda Cibele Educação Andragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores. |
title_short |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
title_full |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
title_fullStr |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
title_full_unstemmed |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
title_sort |
Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor |
author |
Soares, Amanda Cibele |
author_facet |
Soares, Amanda Cibele Braúna, Rita de Cássia de Alcântara Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer |
author_role |
author |
author2 |
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Amanda Cibele Braúna, Rita de Cássia de Alcântara Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Andragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores. |
topic |
Educação Andragogia; Aprendizagem do adulto; Formação de professores. |
description |
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado concluída em 2018 que se propôs a investigar as especificidades da aprendizagem de pessoas adultas, particularmente as relativas ao adulto no contexto do Ensino Superior, no intuito de conhecer e compreender os pressupostos teóricos e conceituais que orientam a aprendizagem deste público, para, a partir deste conhecimento, buscar contribuições para o campo de formação de professores, que é constituído por indivíduos adultos. A referida pesquisa é de natureza qualitativa, adotando como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Estabelecemos como fonte de consulta os bancos de dados da CAPES; SciELO; ANPEd; ENDIPE e CNFP, investigando pesquisas científicas produzidas do ano 2000 ao ano 2016. Neste artigo nos restringimos à Andragogia, umas das teorias abordadas na referida pesquisa de mestrado. A teoria andragógica apresenta interessantes considerações sobre a aprendizagem do indivíduo adulto que podem se converter em significativas contribuições para o campo de formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p23-38 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n3p23-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056/2360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade. Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 3 (2019); 23-38 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020730544128 |