POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegheti, Marinês Lopes Fernandes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1101
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar, a partir de uma abordagem políticoeducacional, os elementos teórico-metodológicos contidos no projeto Hora da Leitura, considerando-se os estudos de Bakhtin, Geraldi e Isabel Solé, articulandoos com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries , com a legislação referente ao projeto e com as condições administrativo-pedagógicas em que está sendo concretizado em escolas do estado de São Paulo. Tendo sido o projeto Hora da Leitura implantado em todas as escolas da rede estadual de ensino, a partir de 2005, procurou-se verificar em que medida os primeiros resultados têm mostrado ganhos para os alunos e professores. Nesse sentido, foi aplicado um questionário aos alunos de 7ª e 8ª séries, aos professores que atuam no projeto e aos professores coordenadores de quatro escolas da rede pública de ensino estadual. O resultado da pesquisa aponta para a ineficiência do projeto, no sentido de sanar o problema da incompetência leitora, em razão de sua superficialidade e também das condições em que é operacionalizado nas escolas públicas.(AU)
id METODISTA_3ea3f2fdd8af39997e53b06df30e6be2
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1101
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURAleituraescoladeficiência leitorapolíticas públicasHora da Leiturareadingschooldisability readerpublic policiesTime ReadingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem o objetivo de analisar, a partir de uma abordagem políticoeducacional, os elementos teórico-metodológicos contidos no projeto Hora da Leitura, considerando-se os estudos de Bakhtin, Geraldi e Isabel Solé, articulandoos com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries , com a legislação referente ao projeto e com as condições administrativo-pedagógicas em que está sendo concretizado em escolas do estado de São Paulo. Tendo sido o projeto Hora da Leitura implantado em todas as escolas da rede estadual de ensino, a partir de 2005, procurou-se verificar em que medida os primeiros resultados têm mostrado ganhos para os alunos e professores. Nesse sentido, foi aplicado um questionário aos alunos de 7ª e 8ª séries, aos professores que atuam no projeto e aos professores coordenadores de quatro escolas da rede pública de ensino estadual. O resultado da pesquisa aponta para a ineficiência do projeto, no sentido de sanar o problema da incompetência leitora, em razão de sua superficialidade e também das condições em que é operacionalizado nas escolas públicas.(AU)This work is intended to examine, from a political-educational approach, the elements contained in the theoretical and methodological project Hour of Reading, considering the studies of Bakhtin, Geraldi and Isabel Solé, linking them with the reference National Curriculum Education for the Children, with the parameters Curricular National 1 st to 4 th series and 5 th to 8 th series, with the legislation pertaining to the project and the conditions under which administrative, teaching is being implemented in schools in the state of Sao Paulo. Having been the project of Reading Time implemented in all schools in the state education system, from 2005, we tried to verify the extent to which the initial results have shown gains for students and teachers. Accordingly, a questionnaire was applied to the students, 7 th and 8 th series, teachers who serve on the project coordinators and teachers from four schools in the public school system state. The result of the research points to the inefficiency of the project, to remedy the problem of incompetence reader, because of its superficiality and the conditions in which it isimplemented in public schools.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Palma Filho, João CardosoCPF:36949645899http://lattes.cnpq.br/6871865854491549Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Menegheti, Marinês Lopes Fernandes2016-08-03T16:16:00Z2011-04-082008-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEGHETI, Marinês Lopes Fernandes. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:45Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1101Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:45Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
title POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
Menegheti, Marinês Lopes Fernandes
leitura
escola
deficiência leitora
políticas públicas
Hora da Leitura
reading
school
disability reader
public policies
Time Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA
author Menegheti, Marinês Lopes Fernandes
author_facet Menegheti, Marinês Lopes Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Palma Filho, João Cardoso
CPF:36949645899
http://lattes.cnpq.br/6871865854491549
Bahia, Norines Panicacci
CPF:49852963032
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegheti, Marinês Lopes Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
escola
deficiência leitora
políticas públicas
Hora da Leitura
reading
school
disability reader
public policies
Time Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic leitura
escola
deficiência leitora
políticas públicas
Hora da Leitura
reading
school
disability reader
public policies
Time Reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem o objetivo de analisar, a partir de uma abordagem políticoeducacional, os elementos teórico-metodológicos contidos no projeto Hora da Leitura, considerando-se os estudos de Bakhtin, Geraldi e Isabel Solé, articulandoos com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, com os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries , com a legislação referente ao projeto e com as condições administrativo-pedagógicas em que está sendo concretizado em escolas do estado de São Paulo. Tendo sido o projeto Hora da Leitura implantado em todas as escolas da rede estadual de ensino, a partir de 2005, procurou-se verificar em que medida os primeiros resultados têm mostrado ganhos para os alunos e professores. Nesse sentido, foi aplicado um questionário aos alunos de 7ª e 8ª séries, aos professores que atuam no projeto e aos professores coordenadores de quatro escolas da rede pública de ensino estadual. O resultado da pesquisa aponta para a ineficiência do projeto, no sentido de sanar o problema da incompetência leitora, em razão de sua superficialidade e também das condições em que é operacionalizado nas escolas públicas.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-05
2011-04-08
2016-08-03T16:16:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEGHETI, Marinês Lopes Fernandes. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1101
identifier_str_mv MENEGHETI, Marinês Lopes Fernandes. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999277031424