O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Yara Aparecida de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1072
Resumo: O estudo objetivou entender como as mudanças que ocorrem na organização do trabalho interferem na maneira de o professor do ensino médio pensar e organizar o seu próprio trabalho. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com professores do Ensino Médio de uma escola estadual localizada num bairro da periferia do município de São Vicente, Estado de São Paulo. Contou-se com os estudos realizados por Harvey (2000), Castel (1998) e Sennett (2004) para entender como as transformações estão se processando no mundo do trabalho e como elas interferem nas condições de trabalho e vida do trabalhador. A organização da escola foi estudada a partir de Ferretti e Silva Júnior (2004) e a profissão docente, a partir das contribuições de Adorno (2003), Oliveira (2003, 2004) e Fanfani (2005). A metodologia adotada insere-se no contexto de uma pesquisa empírica, qualitativa do tipo etnográfico, de acordo com as definições de André (1995), e a coleta de dados foi realizada a partir de observação participante, questionários e entrevistas. Envolveu também estudo de documentos elaborados pela escola e referentes às legislações aplicadas ao ensino médio. Chegou-se à conclusão de que as conseqüências das transformações que ocorrem no mundo do trabalho chegam até a escola por vias diversas e acabam afetando a forma de esta organizar o seu trabalho. Ao chegarem até os professores elas são reinterpretadas e re-adaptadas. As representações que esses profissionais possuem acerca do trabalho e que são construídas ao longo de suas trajetórias de vida acabam interferindo nas interpretações que eles fazem sobre as transformações do mundo do trabalho, bem como na construção da identidade da própria profissão docente. No atual contexto de transformação do trabalho, muito há que se considerar nos caminhos que hoje se colocam como opção para a formação do professor. Esta pesquisa contou com o apoio da CAPES.(AU)
id METODISTA_57fb1cdff0fa2e061333b4ca08c75ec3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1072
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHOProfessorprofissão docenteensino médiomundo do trabalhosociedade contemporâneaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo objetivou entender como as mudanças que ocorrem na organização do trabalho interferem na maneira de o professor do ensino médio pensar e organizar o seu próprio trabalho. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com professores do Ensino Médio de uma escola estadual localizada num bairro da periferia do município de São Vicente, Estado de São Paulo. Contou-se com os estudos realizados por Harvey (2000), Castel (1998) e Sennett (2004) para entender como as transformações estão se processando no mundo do trabalho e como elas interferem nas condições de trabalho e vida do trabalhador. A organização da escola foi estudada a partir de Ferretti e Silva Júnior (2004) e a profissão docente, a partir das contribuições de Adorno (2003), Oliveira (2003, 2004) e Fanfani (2005). A metodologia adotada insere-se no contexto de uma pesquisa empírica, qualitativa do tipo etnográfico, de acordo com as definições de André (1995), e a coleta de dados foi realizada a partir de observação participante, questionários e entrevistas. Envolveu também estudo de documentos elaborados pela escola e referentes às legislações aplicadas ao ensino médio. Chegou-se à conclusão de que as conseqüências das transformações que ocorrem no mundo do trabalho chegam até a escola por vias diversas e acabam afetando a forma de esta organizar o seu trabalho. Ao chegarem até os professores elas são reinterpretadas e re-adaptadas. As representações que esses profissionais possuem acerca do trabalho e que são construídas ao longo de suas trajetórias de vida acabam interferindo nas interpretações que eles fazem sobre as transformações do mundo do trabalho, bem como na construção da identidade da própria profissão docente. No atual contexto de transformação do trabalho, muito há que se considerar nos caminhos que hoje se colocam como opção para a formação do professor. Esta pesquisa contou com o apoio da CAPES.(AU)The aim of this study is to understand how the changes in the world work environment interfere in the way secondary school teachers think about and organize their own work. A field research was carried on with secondary school teachers in a public school of a neighborhood in the outskirts of Vicente, São Paulo State. The literature researched included Harvey (2000), Castel (1998) and Sennett (2004), and it was a source to understand how the changes have been happening in the working environment and how they interfere in the life and working conditions of the teachers. The school organization was studied from Ferretti and Silva Júnior (2004) approach and the teaching profession had as its base literature the works of Adorno (2003), Oliveira (2003, 2004), and Fanfani (2005). The methodology chosen included an empiric, a qualitative, and an ethnographic research, according to the definitions of André (1995). The data collection involved the observation and interaction with the populations, selfadministered questionnaires, and face-to-face interviews. It also involved the study of documents provided by the school and the related legislation. The conclusion is that the changes in the working environment get to the school in several ways, and end up affecting its way of organizing the work. When teachers received the information, they reinterpret and readapt it. The concepts these professionals have about work and the ones built along their lives have interferen ce in theirinterpretations of the changes in the working environment. They also interfere in how these teachers build their identities as teaching professionals. In the current changing scenario where the working transformations are happening, there is still much to be considered in the teachers formation. This research was funded by CAPES.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Souza, Aparecida Neri deCPF:42156423123http://lattes.cnpq.br/5515536378374204Paula, Yara Aparecida de2016-08-03T16:15:54Z2008-09-292006-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Yara Aparecida de. O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:36Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1072Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:36Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
title O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
spellingShingle O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Paula, Yara Aparecida de
Professor
profissão docente
ensino médio
mundo do trabalho
sociedade contemporânea
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
title_full O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
title_fullStr O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
title_full_unstemmed O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
title_sort O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
author Paula, Yara Aparecida de
author_facet Paula, Yara Aparecida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Souza, Aparecida Neri de
CPF:42156423123
http://lattes.cnpq.br/5515536378374204
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Yara Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
profissão docente
ensino médio
mundo do trabalho
sociedade contemporânea
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Professor
profissão docente
ensino médio
mundo do trabalho
sociedade contemporânea
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo objetivou entender como as mudanças que ocorrem na organização do trabalho interferem na maneira de o professor do ensino médio pensar e organizar o seu próprio trabalho. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com professores do Ensino Médio de uma escola estadual localizada num bairro da periferia do município de São Vicente, Estado de São Paulo. Contou-se com os estudos realizados por Harvey (2000), Castel (1998) e Sennett (2004) para entender como as transformações estão se processando no mundo do trabalho e como elas interferem nas condições de trabalho e vida do trabalhador. A organização da escola foi estudada a partir de Ferretti e Silva Júnior (2004) e a profissão docente, a partir das contribuições de Adorno (2003), Oliveira (2003, 2004) e Fanfani (2005). A metodologia adotada insere-se no contexto de uma pesquisa empírica, qualitativa do tipo etnográfico, de acordo com as definições de André (1995), e a coleta de dados foi realizada a partir de observação participante, questionários e entrevistas. Envolveu também estudo de documentos elaborados pela escola e referentes às legislações aplicadas ao ensino médio. Chegou-se à conclusão de que as conseqüências das transformações que ocorrem no mundo do trabalho chegam até a escola por vias diversas e acabam afetando a forma de esta organizar o seu trabalho. Ao chegarem até os professores elas são reinterpretadas e re-adaptadas. As representações que esses profissionais possuem acerca do trabalho e que são construídas ao longo de suas trajetórias de vida acabam interferindo nas interpretações que eles fazem sobre as transformações do mundo do trabalho, bem como na construção da identidade da própria profissão docente. No atual contexto de transformação do trabalho, muito há que se considerar nos caminhos que hoje se colocam como opção para a formação do professor. Esta pesquisa contou com o apoio da CAPES.(AU)
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-03
2008-09-29
2016-08-03T16:15:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Yara Aparecida de. O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1072
identifier_str_mv PAULA, Yara Aparecida de. O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998912126976