ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1073 |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência em ensino regular no Brasil é um movimento que vem denotando constante crescimento nos últimos anos. Embora muitos avanços sejam observados, por ser um processo que suscita mudanças conceituais, legais e de prática, traz consigo dúvidas, decorrentes das contradições existentes entre os discursos que proclamam a inclusão e a realidade educacional brasileira. Sob o prisma da docência, no contexto da escola inclusiva, são inúmeras as dificuldades que os professores vêm enfrentando na prática com esse alunado. Considerando essa problemática, apesar da produção já existente, faz-se necessário o aprofundamento de estudos deste tema do ponto de vista do professor. Portanto, esta pesquisa investiga a voz e a ótica dos professores das classes regulares que possuem alunos em situação de inclusão, mais especificamente os que têm deficiência, e aborda os diferentes aspectos da inclusão no cotidiano escolar e o apoio ao professor como uma das ações necessárias para a prática pedagógica inclusiva à luz de teóricos que discutem o processo inclusivo. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado em quatro escolas do Ensino Fundamental (séries iniciais) da rede pública municipal de São Bernardo do Campo, e contou com a participação de nove professores, quatro diretores e quatro famílias de alunos com deficiência. Considerando a análise dos aspectos observados, pode-se inferir que os professores têm buscado a ressignificação de suas práticas, mas desvelam a necessidade de um apoio constante, que lhes dê sustentação para o atendimento à diversidade dos seus alunos.(AU) |
id |
METODISTA_829ad0abcf959838848bfc8a5ff60f67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1073 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO?escola inclusivaalunos com deficiênciaótica dos professoresinclusive schooldisabled studentsvision of teacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA inclusão de alunos com deficiência em ensino regular no Brasil é um movimento que vem denotando constante crescimento nos últimos anos. Embora muitos avanços sejam observados, por ser um processo que suscita mudanças conceituais, legais e de prática, traz consigo dúvidas, decorrentes das contradições existentes entre os discursos que proclamam a inclusão e a realidade educacional brasileira. Sob o prisma da docência, no contexto da escola inclusiva, são inúmeras as dificuldades que os professores vêm enfrentando na prática com esse alunado. Considerando essa problemática, apesar da produção já existente, faz-se necessário o aprofundamento de estudos deste tema do ponto de vista do professor. Portanto, esta pesquisa investiga a voz e a ótica dos professores das classes regulares que possuem alunos em situação de inclusão, mais especificamente os que têm deficiência, e aborda os diferentes aspectos da inclusão no cotidiano escolar e o apoio ao professor como uma das ações necessárias para a prática pedagógica inclusiva à luz de teóricos que discutem o processo inclusivo. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado em quatro escolas do Ensino Fundamental (séries iniciais) da rede pública municipal de São Bernardo do Campo, e contou com a participação de nove professores, quatro diretores e quatro famílias de alunos com deficiência. Considerando a análise dos aspectos observados, pode-se inferir que os professores têm buscado a ressignificação de suas práticas, mas desvelam a necessidade de um apoio constante, que lhes dê sustentação para o atendimento à diversidade dos seus alunos.(AU)The inclusion of disabled students into the current teaching in Brazil is a movement that has been rising lately. Although advances have been noticed, because it is a process which needs conceptual, legal, and practice changes, brings itself some doubts, because of existent contradictions between the discourses that proclaim the inclusion and the Brazilian educational reality. Under the vision of the teachers, in the context of the inclusive school, there are several difficulties that the teachers are facing, in practice, with these students. Considering this, despite of the existing production in this field of research, it is necessary to go deeper into the research of this theme from the point of view of the teacher. So, this research investigates the voice and the optics of the teachers of regular classes that have students in situation of inclusion, more specifically the disable ones and deals with different aspects of the inclusion in the school quotidian and the support to the teacher as one of the necessary actions for the inclusive pedagogic practice highlighting the theorists that discourse the inclusive process. The study, of a qualitative character, was realized in four municipal Elementary schools of São Bernardo do Campo with the participation of nine teachers, four principals and four families of disabled children. Considering the analyze of the observed aspects, we can say that the teachers are searching for a re-signification of their practices, however, they need a constant support to deal with the diversity of these students.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Russo, Maria José de Oliveira2016-08-03T16:15:54Z2008-09-252007-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRUSSO, Maria José de Oliveira. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO?. 2007. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:51Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1073Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:51Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
title |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
spellingShingle |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? Russo, Maria José de Oliveira escola inclusiva alunos com deficiência ótica dos professores inclusive school disabled students vision of teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
title_full |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
title_fullStr |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
title_full_unstemmed |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
title_sort |
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO? |
author |
Russo, Maria José de Oliveira |
author_facet |
Russo, Maria José de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Jane Soares de CPF:13258852520 http://lattes.cnpq.br/0927807073677027 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Russo, Maria José de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola inclusiva alunos com deficiência ótica dos professores inclusive school disabled students vision of teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
escola inclusiva alunos com deficiência ótica dos professores inclusive school disabled students vision of teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A inclusão de alunos com deficiência em ensino regular no Brasil é um movimento que vem denotando constante crescimento nos últimos anos. Embora muitos avanços sejam observados, por ser um processo que suscita mudanças conceituais, legais e de prática, traz consigo dúvidas, decorrentes das contradições existentes entre os discursos que proclamam a inclusão e a realidade educacional brasileira. Sob o prisma da docência, no contexto da escola inclusiva, são inúmeras as dificuldades que os professores vêm enfrentando na prática com esse alunado. Considerando essa problemática, apesar da produção já existente, faz-se necessário o aprofundamento de estudos deste tema do ponto de vista do professor. Portanto, esta pesquisa investiga a voz e a ótica dos professores das classes regulares que possuem alunos em situação de inclusão, mais especificamente os que têm deficiência, e aborda os diferentes aspectos da inclusão no cotidiano escolar e o apoio ao professor como uma das ações necessárias para a prática pedagógica inclusiva à luz de teóricos que discutem o processo inclusivo. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado em quatro escolas do Ensino Fundamental (séries iniciais) da rede pública municipal de São Bernardo do Campo, e contou com a participação de nove professores, quatro diretores e quatro famílias de alunos com deficiência. Considerando a análise dos aspectos observados, pode-se inferir que os professores têm buscado a ressignificação de suas práticas, mas desvelam a necessidade de um apoio constante, que lhes dê sustentação para o atendimento à diversidade dos seus alunos.(AU) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-15 2008-09-25 2016-08-03T16:15:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RUSSO, Maria José de Oliveira. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO?. 2007. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1073 |
identifier_str_mv |
RUSSO, Maria José de Oliveira. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: E AGORA PROFESSOR, VAMOS FALAR DE INCLUSÃO?. 2007. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998915272704 |