ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignatti, Marcus Leandro Torrano
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/746
Resumo: Em virtude da necessidade de inovação das empresas, gerada pelas transformações tecnológicas e pela velocidade da globalização, uma tendência mundial começa a surgir: o enfraquecimento de mão de obra no setor industrial e um considerável aumento no setor de serviços. Essa realidade pressupõe a criação de várias empresas, na sua maioria, de pequeno porte, o que dá especial importância a esse estudo, pois aliado à criação de novas empresas, o seu índice de mortalidade extremamente alto indica um problema a ser investigado. Portanto, a presente pesquisa procura sugerir estratégias de marketing eficientes como fatores amenizadores desse problema, e um caminho possível para a manutenção e o desenvolvimento das pequenas empresas. Criou-se, então, um modelo para a aplicação de estratégias de marketing, específico para empresas de pequeno porte. O modelo desenvolvido neste trabalho parte de uma revisão crítica da bibliografia referente às peculiaridades das pequenas empresas, como também das práticas de marketing, e busca correlacioná -las, através de uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso e determinando quais as condições para o uso do marketing nas pequenas empresas, quais as estratégias compatíveis e quais as mudanças necessárias à sua prática.
id METODISTA_cf81ae8f44739872539f5f944e7e595a
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/746
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA marketing (pequenas empresas)estratégia empresarialeficacia organizacionalDigital data informatica Ltda - Estudo de casoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEm virtude da necessidade de inovação das empresas, gerada pelas transformações tecnológicas e pela velocidade da globalização, uma tendência mundial começa a surgir: o enfraquecimento de mão de obra no setor industrial e um considerável aumento no setor de serviços. Essa realidade pressupõe a criação de várias empresas, na sua maioria, de pequeno porte, o que dá especial importância a esse estudo, pois aliado à criação de novas empresas, o seu índice de mortalidade extremamente alto indica um problema a ser investigado. Portanto, a presente pesquisa procura sugerir estratégias de marketing eficientes como fatores amenizadores desse problema, e um caminho possível para a manutenção e o desenvolvimento das pequenas empresas. Criou-se, então, um modelo para a aplicação de estratégias de marketing, específico para empresas de pequeno porte. O modelo desenvolvido neste trabalho parte de uma revisão crítica da bibliografia referente às peculiaridades das pequenas empresas, como também das práticas de marketing, e busca correlacioná -las, através de uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso e determinando quais as condições para o uso do marketing nas pequenas empresas, quais as estratégias compatíveis e quais as mudanças necessárias à sua prática.In virtue the necessity of a new company innovation, caused by technological changes and by the globalization speed, a world tendency can be felt: the decrease in industrial jobs and a considerable increase in service. This reality supposes the creation of many industries, the majority small ones. That becomes this study especially important, because the creation of new industries associated at the high number of bankruptcy, shows a problem that must be investigated. So, this research tries to suggest marketing efficient strategies, which can reduce this problem, and a possible way to the maintenance and the development of small industries. A model was created to apply the marketing strategies, specifically in small industries. The model that was developed, in this research, begins with a bibliography critical review about the characteristics of small industries, as well as, the marketing practice and their correlation. It establishes internal procedures, for its application, and determines the conditions to the marketing be used in small industries, as well as, which are the compatible strategies and the necessary changes for its practice.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBertero, Carlos OsmarCPF:23156423122http://lattes.cnpq.br/2006271479491127Gartner, Ivan RicardoCPF:21564531231http://lattes.cnpq.br/9261424583597337Ignatti, Marcus Leandro Torrano2016-08-03T12:30:19Z2008-09-252003-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfIGNATTI, Marcus Leandro Torrano. ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA . 2003. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/746porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:06:56Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/746Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:06:56Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
title ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
spellingShingle ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
Ignatti, Marcus Leandro Torrano
marketing (pequenas empresas)
estratégia empresarial
eficacia organizacional
Digital data informatica Ltda - Estudo de caso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
title_full ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
title_fullStr ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
title_full_unstemmed ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
title_sort ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA
author Ignatti, Marcus Leandro Torrano
author_facet Ignatti, Marcus Leandro Torrano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertero, Carlos Osmar
CPF:23156423122
http://lattes.cnpq.br/2006271479491127
Gartner, Ivan Ricardo
CPF:21564531231
http://lattes.cnpq.br/9261424583597337
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignatti, Marcus Leandro Torrano
dc.subject.por.fl_str_mv marketing (pequenas empresas)
estratégia empresarial
eficacia organizacional
Digital data informatica Ltda - Estudo de caso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic marketing (pequenas empresas)
estratégia empresarial
eficacia organizacional
Digital data informatica Ltda - Estudo de caso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Em virtude da necessidade de inovação das empresas, gerada pelas transformações tecnológicas e pela velocidade da globalização, uma tendência mundial começa a surgir: o enfraquecimento de mão de obra no setor industrial e um considerável aumento no setor de serviços. Essa realidade pressupõe a criação de várias empresas, na sua maioria, de pequeno porte, o que dá especial importância a esse estudo, pois aliado à criação de novas empresas, o seu índice de mortalidade extremamente alto indica um problema a ser investigado. Portanto, a presente pesquisa procura sugerir estratégias de marketing eficientes como fatores amenizadores desse problema, e um caminho possível para a manutenção e o desenvolvimento das pequenas empresas. Criou-se, então, um modelo para a aplicação de estratégias de marketing, específico para empresas de pequeno porte. O modelo desenvolvido neste trabalho parte de uma revisão crítica da bibliografia referente às peculiaridades das pequenas empresas, como também das práticas de marketing, e busca correlacioná -las, através de uma pesquisa descritiva no formato de estudo de caso e determinando quais as condições para o uso do marketing nas pequenas empresas, quais as estratégias compatíveis e quais as mudanças necessárias à sua prática.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-07
2008-09-25
2016-08-03T12:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IGNATTI, Marcus Leandro Torrano. ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA . 2003. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/746
identifier_str_mv IGNATTI, Marcus Leandro Torrano. ESTUDO DA EFICÁCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM PEQUENAS EMPRESAS DE INFORMÁTICA: CASE DIGITAL DATA INFORMÁTICA LTDA . 2003. 156 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2003.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997205045248