Engenharia, docência e discência: narrativas sobre avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2102 |
Resumo: | O professor do século XXI não é mais aquele que ensina, é um profissional que deve estar em constante busca por recursos para intermediar o aprendizado e despertar o interesse de seus alunos. A educação do século XXI não é similar à do século passado devido às mudanças culturais pelas quais o mundo passou, estando dedicada à aprendizagem e não ao ensino. Notadamente, a pedagogia adotada nos cursos de Engenharia está inadequada à aprendizagem dos educandos. A partir dessas considerações, o problema desta investigação é: “Considerando que os alunos de um curso de Engenharia chegam à universidade trazendo novas e diferenciadas experiências educacionais, deve-se continuar avaliando-os tal como se avaliava no sistema de ensino tradicional?”. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de investigar, sob a ótica do professor e do aluno, em suas narrativas, algumas ideias sobre o processo de avaliação atual de uma Instituição de Ensino Superior da região do grande ABC paulista. Conforme apontado por Clandinin e Connelly (2011), a pesquisa narrativa deve ser entendida como uma forma de compreender a experiência humana, uma vez que estuda histórias vividas e contadas, tendo como base a reconstrução de acontecimentos sociais a partir do ponto de vista do entrevistado, sendo a finalidade da entrevista colher e ouvir, em sua singularidade, a fala de uma pessoa em um momento específico de sua existência e de sua experiência. A partir das entrevistas, notou-se a necessidade do desenvolvimento de um processo avaliativo que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem. A avaliação, que deve ter uma função diagnóstica para auxiliar cada educando no seu processo de crescimento para a autonomia, deve preocupar-se com o processo de apropriação dos saberes, pelo aluno, mediados pela intervenção ativa do professor. Segundo Anastasiou e Alves (2007), a avaliação, normalmente centrada no professor e realizada no final das disciplinas, precisa ser centrada no aluno e na aprendizagem como parte integrada do currículo, tirando o aluno do papel passivo, reforçando o papel formador da avaliação. Em seus trabalhos, Luckesi e Chaves (2000, 2001) lembraram que o ato de avaliar implica a disposição de acolher e libertar, sendo uma importante ferramenta à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que os estudantes evoluam. Assim, a melhoria no processo de ensino-aprendizagem depende de uma reestruturação, principalmente no que diz respeito à avaliação, bem como o desenvolvimento de novas habilidades por parte do corpo docente. A partir da escuta sensível de professores e alunos e dos desafios da Engenharia para o século XXI, que impõem mudanças necessárias na formação dos engenheiros, este trabalho propõe uma trilha de formação docente em avaliação que busca transformar a avaliação em um instrumento de aprendizagem e, ao mesmo tempo, em um instrumento de reflexão e tomada de consciência do desenvolvimento acerca do processo de ensino e aprendizagem. |
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Engenharia, docência e discência: narrativas sobre avaliaçãoEngineering, teaching and learning: narratives about assessmentEnsino e Aprendizagem de Engenharia; Avaliação; Formação Docente; Pesquisa NarrativaEngineering Teaching and Learning; Assessment; Teacher Training; Narrative ResearchCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO professor do século XXI não é mais aquele que ensina, é um profissional que deve estar em constante busca por recursos para intermediar o aprendizado e despertar o interesse de seus alunos. A educação do século XXI não é similar à do século passado devido às mudanças culturais pelas quais o mundo passou, estando dedicada à aprendizagem e não ao ensino. Notadamente, a pedagogia adotada nos cursos de Engenharia está inadequada à aprendizagem dos educandos. A partir dessas considerações, o problema desta investigação é: “Considerando que os alunos de um curso de Engenharia chegam à universidade trazendo novas e diferenciadas experiências educacionais, deve-se continuar avaliando-os tal como se avaliava no sistema de ensino tradicional?”. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de investigar, sob a ótica do professor e do aluno, em suas narrativas, algumas ideias sobre o processo de avaliação atual de uma Instituição de Ensino Superior da região do grande ABC paulista. Conforme apontado por Clandinin e Connelly (2011), a pesquisa narrativa deve ser entendida como uma forma de compreender a experiência humana, uma vez que estuda histórias vividas e contadas, tendo como base a reconstrução de acontecimentos sociais a partir do ponto de vista do entrevistado, sendo a finalidade da entrevista colher e ouvir, em sua singularidade, a fala de uma pessoa em um momento específico de sua existência e de sua experiência. A partir das entrevistas, notou-se a necessidade do desenvolvimento de um processo avaliativo que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem. A avaliação, que deve ter uma função diagnóstica para auxiliar cada educando no seu processo de crescimento para a autonomia, deve preocupar-se com o processo de apropriação dos saberes, pelo aluno, mediados pela intervenção ativa do professor. Segundo Anastasiou e Alves (2007), a avaliação, normalmente centrada no professor e realizada no final das disciplinas, precisa ser centrada no aluno e na aprendizagem como parte integrada do currículo, tirando o aluno do papel passivo, reforçando o papel formador da avaliação. Em seus trabalhos, Luckesi e Chaves (2000, 2001) lembraram que o ato de avaliar implica a disposição de acolher e libertar, sendo uma importante ferramenta à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que os estudantes evoluam. Assim, a melhoria no processo de ensino-aprendizagem depende de uma reestruturação, principalmente no que diz respeito à avaliação, bem como o desenvolvimento de novas habilidades por parte do corpo docente. A partir da escuta sensível de professores e alunos e dos desafios da Engenharia para o século XXI, que impõem mudanças necessárias na formação dos engenheiros, este trabalho propõe uma trilha de formação docente em avaliação que busca transformar a avaliação em um instrumento de aprendizagem e, ao mesmo tempo, em um instrumento de reflexão e tomada de consciência do desenvolvimento acerca do processo de ensino e aprendizagem.The 21st century teacher is no longer the one who teaches, but a professional who must be in constant search for resources to intermediate learning and awaken the interest of his or her students. 21st century education is not like that of the last century due to the cultural changes the world has gone through and is dedicated to learning and not to teaching. Notably, the pedagogy adopted in Engineering courses is inadequate for students' learning. Based on these considerations, the problem of this research is: "Considering that the students of an Engineering course come to the university with new and differentiated educational experiences, should we continue to assess them as they were assessed in the traditional teaching system?". For this study, narrative research was used with the aim of investigating, from the perspective of the teacher and the student, in their narratives, some ideas about the current assessment process of an Institution of Higher Education in the region of the great ABC Paulista. As pointed out by Clandinin and Connelly (2011), the narrative research should be understood to understand the human experience, since it studies stories lived and told, based on the reconstruction of social events from the point of view of the interviewee, being the purpose of the interview to collect and listen, in its uniqueness, the speech of a person at a specific moment of their existence and their experience. From the interviews, it was noted the need for the development of an assessment process that overcomes the classificatory and authoritarian assessment model, turning it into a learning instrument. The assessment, which should have a diagnostic function to help each student in his process of growth towards autonomy, should be concerned with the process of appropriation of knowledge by the student, mediated by the active intervention of the teacher. According to Anastasiou and Alves (2007), the assessment, usually centered on the teacher and performed at the end of the subjects, needs to be centered on the student and on learning as an integrated part of the curriculum, removing the student from the passive role, reinforcing the formative role of assessment. In their works, Luckesi and Chaves (2000, 2001) recalled that the act of assessment implies the willingness to accept and release, being an important tool available to teachers to achieve the main goal of the school: to make students evolve. Thus, the improvement in the teaching-learning process depends on a restructuring, especially with regard to assessment, as well as the development of new skills by the teaching staff. Based on the sensitive listening of teachers and students and on the challenges of Engineering for the 21st century, which impose necessary changes in the formation of engineers, this work proposes a teacher training track in assessment, which seeks to transform assessment into a learning tool and, at the same time, into a tool for reflection and awareness of the development about the teaching and learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoFurlin, MarceloSouza, Vitor Chaves dePetraglia , Izabel CristinaMarques , Angelo Eduardo BattistiniTrevisan , Ana LúciaMatta, Eduardo Nadaleto da2021-07-05T13:00:10Z2021-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMatta, Eduardo Nadaleto da. Engenharia, docência e discência: narrativas sobre avaliação. 2021. 241 folhas. 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