A ‘DESCONSTRUÇÃO’ DO ENSINO BRASILEIRO: A ESCOLA E AS NOVAS IDENTIDADES DE SUJEITOS PÓS-MODERNOS A PARTIR DO OLHAR NIETZSCHIANO E PÓS-ESTRUTURALISTA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temiminos Revista Científica |
Texto Completo: | http://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/560 |
Resumo: | A cada período na história brasileira, apareceram demasiadas concepçõespedagógicas nos currículos. Elas carregam consigo teorias, filosofias, sociologias,psicologias, antropologias e as evoluções da própria área de educação. São oscaráteres conflitais das noções dos fenômenos da educação e do currículo. Entretanto, não cessa por aí, são necessário mais análises expondo suas bases, principalmente pela percepção da desintegração da ideia de sujeito e da filosofia antropocêntrica. Os filósofos Pós-estruturalistas, tais como, Foucault, Derrida, Barthes, Deleuze e Guattari, lançaram-se na problemática moderna, racionalista no tocante a critica cultural. Seus contrapontos fora o Nietzsche, este, por sua vez, na sua concepção genealógica apresentou as origens de valores sociais e ao mesmo tempo seu caráter “anti-vital” solidificado na cultura. Desta maneira, o nosso artigo buscará fazer cogitações sobre as noções pós‐ estruturalistas reflexionando sobre a educação brasileira. O Pósestruturalismo foi um movimento intelectual que brotou nos meados dos anos 60, na chamada ‘virada linguística’; praticaram proposições da desconstrução na análise literária, ampliando o texto para uma pluralidade de sentidos, pois, a realidade é, paraeles, considerada como uma construção social e subjetiva. Buscam essas bases nas alegações nietzschianas, paralelamente suspendem juízos acerca das verdades postas como absolutas sobre os fenômenos, já que a verdade depende do contexto social inserido do sujeito. Assim, almeja‐se meditar como se propõe para a educação novas maneiras de ver e formar os sujeitos. Nietzsche denuncia o que denomina ‘grandes sujeitos’ da história, vistos como sua produtora, são “homens que apenas representavam seus ideais”, em detrimento da exclusão do outro, subjugado por suas posições econômicas e sociais, tais como: mulheres, homossexuais, etnias, classes sociais baixas... Exclusão figura‐se em indivíduos que não se enquadram nos modelos impostos pelos europeus. |
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A ‘DESCONSTRUÇÃO’ DO ENSINO BRASILEIRO: A ESCOLA E AS NOVAS IDENTIDADES DE SUJEITOS PÓS-MODERNOS A PARTIR DO OLHAR NIETZSCHIANO E PÓS-ESTRUTURALISTAPedagogiaNietzsche; Pós-estruturalismo; Interdisciplinaridade.A cada período na história brasileira, apareceram demasiadas concepçõespedagógicas nos currículos. Elas carregam consigo teorias, filosofias, sociologias,psicologias, antropologias e as evoluções da própria área de educação. São oscaráteres conflitais das noções dos fenômenos da educação e do currículo. Entretanto, não cessa por aí, são necessário mais análises expondo suas bases, principalmente pela percepção da desintegração da ideia de sujeito e da filosofia antropocêntrica. Os filósofos Pós-estruturalistas, tais como, Foucault, Derrida, Barthes, Deleuze e Guattari, lançaram-se na problemática moderna, racionalista no tocante a critica cultural. Seus contrapontos fora o Nietzsche, este, por sua vez, na sua concepção genealógica apresentou as origens de valores sociais e ao mesmo tempo seu caráter “anti-vital” solidificado na cultura. Desta maneira, o nosso artigo buscará fazer cogitações sobre as noções pós‐ estruturalistas reflexionando sobre a educação brasileira. O Pósestruturalismo foi um movimento intelectual que brotou nos meados dos anos 60, na chamada ‘virada linguística’; praticaram proposições da desconstrução na análise literária, ampliando o texto para uma pluralidade de sentidos, pois, a realidade é, paraeles, considerada como uma construção social e subjetiva. Buscam essas bases nas alegações nietzschianas, paralelamente suspendem juízos acerca das verdades postas como absolutas sobre os fenômenos, já que a verdade depende do contexto social inserido do sujeito. Assim, almeja‐se meditar como se propõe para a educação novas maneiras de ver e formar os sujeitos. Nietzsche denuncia o que denomina ‘grandes sujeitos’ da história, vistos como sua produtora, são “homens que apenas representavam seus ideais”, em detrimento da exclusão do outro, subjugado por suas posições econômicas e sociais, tais como: mulheres, homossexuais, etnias, classes sociais baixas... Exclusão figura‐se em indivíduos que não se enquadram nos modelos impostos pelos europeus. Faculdade CNEC Ilha do Governador2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/560Temiminós Revista Científica; v. 8, n. 2 (2018); 145-157reponame:Temiminos Revista Científicainstname:NEICEinstacron:NEICEporhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/article/view/560/342Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Leandro Santos; Faculdade UnyleyaAlmeida, Bruna de Oliveira; Faculdade CNEC Ilha do Governador2019-02-23T12:34:16Zhttp://www.cnecrj.com.br/ojs/index.php/temiminos/oai2317-7764opendoar:null2019-02-23 19:03:46.663Temiminos Revista Científica - NEICEtrue |
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A ‘DESCONSTRUÇÃO’ DO ENSINO BRASILEIRO: A ESCOLA E AS NOVAS IDENTIDADES DE SUJEITOS PÓS-MODERNOS A PARTIR DO OLHAR NIETZSCHIANO E PÓS-ESTRUTURALISTA Costa, Leandro Santos; Faculdade Unyleya Pedagogia Nietzsche; Pós-estruturalismo; Interdisciplinaridade. |
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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). info:eu-repo/semantics/openAccess |
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