Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404 |
Resumo: | This comparative study verifies the legitimating of statements that emerged in the Motion of Advertence from the VIII National Meeting of Adult Education, in which the Cuban method of literacy Yo, sí puedo had its appliance interdicted in Brazilian territory, with the arguments and claims that it is different from, or even against, the principles and the procedures of the Paulo Freire Method, that had created a legacy of emancipation in the country. Applying a comparative analysis of both methods propositions and using interviewing people involved with experiences with Yo, sí Puedo and Paulo Freire Method as well in the last years, within the country, one intends to deep the comparative analysis in order to ratify or to rectify convergences or divergences, approximations or distances, similitudes or differences. |
id |
NOVE_6c7d0c414102a83c87e83115a28d12dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/404 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Romão, José EustáquioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6041577120476064Almeida, José Luis Vieira deCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2990847465101082Alves, Maria Leilahttp://lattes.cnpq.br/8462136000577005CPF:31802386823http://lattes.cnpq.br/3249847701131194Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos2015-04-08T14:36:35Z2009-09-252009-08-28ALVARENGA, Marcus Vinícius de Mattos. Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404This comparative study verifies the legitimating of statements that emerged in the Motion of Advertence from the VIII National Meeting of Adult Education, in which the Cuban method of literacy Yo, sí puedo had its appliance interdicted in Brazilian territory, with the arguments and claims that it is different from, or even against, the principles and the procedures of the Paulo Freire Method, that had created a legacy of emancipation in the country. Applying a comparative analysis of both methods propositions and using interviewing people involved with experiences with Yo, sí Puedo and Paulo Freire Method as well in the last years, within the country, one intends to deep the comparative analysis in order to ratify or to rectify convergences or divergences, approximations or distances, similitudes or differences.Este estudo comparativo procura verificar a legitimidade das afirmações que culminaram na Moção de Advertência, do VIII ENEJA, na qual o método cubano Yo, sí Puedo teve sua aplicação inviabilizada no Brasil devido à alegação de que ele apresentava-se diferente ou confrontante com os princípios e os procedimentos do Método Paulo Freire, que teria criado um legado de emancipação no país. Por meio de uma análise comparativa das proposições de ambos os métodos e de entrevistas com protagonistas de suas respectivas aplicações no território nacional, nos últimos anos, aprofunda-se a análise comparada, de modo a ratificar ou retificar convergências ou divergências, aproximações ou distanciamentos, semelhanças ou diferenças.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Marcus Vinicius de Mattos Alvarenga.pdf: 1316723 bytes, checksum: cd17d3524dd161e4355a88e0834d4812 (MD5) Previous issue date: 2009-08-28application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãométodoalfabetizaçãoPaulo Freireyo, sí uuedomethodliteracyPaulo Freireyo, sí puedoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPuedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Marcus Vinicius de Mattos Alvarenga.pdfapplication/pdf1316723http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/404/1/B_Marcus+Vinicius+de+Mattos+Alvarenga.pdfcd17d3524dd161e4355a88e0834d4812MD51tede/4042022-06-03 17:09:59.105oai:localhost:tede/404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
title |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
spellingShingle |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos método alfabetização Paulo Freire yo, sí uuedo method literacy Paulo Freire yo, sí puedo CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
title_full |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
title_fullStr |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
title_full_unstemmed |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
title_sort |
Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil |
author |
Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos |
author_facet |
Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Romão, José Eustáquio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6041577120476064 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, José Luis Vieira de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2990847465101082 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:31802386823 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3249847701131194 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Marcus Vinícius de Mattos |
contributor_str_mv |
Romão, José Eustáquio Almeida, José Luis Vieira de Alves, Maria Leila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método alfabetização Paulo Freire yo, sí uuedo |
topic |
método alfabetização Paulo Freire yo, sí uuedo method literacy Paulo Freire yo, sí puedo CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
method literacy Paulo Freire yo, sí puedo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This comparative study verifies the legitimating of statements that emerged in the Motion of Advertence from the VIII National Meeting of Adult Education, in which the Cuban method of literacy Yo, sí puedo had its appliance interdicted in Brazilian territory, with the arguments and claims that it is different from, or even against, the principles and the procedures of the Paulo Freire Method, that had created a legacy of emancipation in the country. Applying a comparative analysis of both methods propositions and using interviewing people involved with experiences with Yo, sí Puedo and Paulo Freire Method as well in the last years, within the country, one intends to deep the comparative analysis in order to ratify or to rectify convergences or divergences, approximations or distances, similitudes or differences. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVARENGA, Marcus Vinícius de Mattos. Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404 |
identifier_str_mv |
ALVARENGA, Marcus Vinícius de Mattos. Puedo, ou não posso: prós e contras do método cubano de alfabetização na América Latina e Brasil. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/404/1/B_Marcus+Vinicius+de+Mattos+Alvarenga.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd17d3524dd161e4355a88e0834d4812 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016860696576000 |