O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Etienne, Josué Jean Daniel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3218
Resumo: Previous studies carried out in Europe point to positive relationships between perceived interactivity on brands' social media platforms with customer engagement behaviors. Results that motivated this study. Thus, the overall objective of this dissertation broadly examined how Brazilian and Haitian customers' perceptions of perceived interactivity on brands' social media platforms impact customer engagement behaviors (i.e., customer purchases, eWOM, influence, feedback) at the same time that it is responsible for the mediating roles of satisfaction, trust and commitment of customers in both countries. To achieve the objective of this study, a survey answered by 1,617 users residing in Haiti and Brazil was carried out. Data analysis was performed using Structural Equation Modeling (SME) with software such as SmartPLS 4.0., and SPSS 22. As a contribution, this study reinforces that the perceived interactivity on the brands' social media platforms strongly contributes to building the commitment, satisfaction and customer trust in brands that explain some customer engagement behaviors such as purchase intention, influence, feedback and eWOM. It also points out differences between the consumption profiles in Haiti (poor country) and in Brazil (emerging country) in the mediating roles of satisfaction, trust.
id NOVE_98e18320cb665a8c46a9a528b46bbd87
oai_identifier_str oai:localhost:tede/3218
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Cunha, Júlio Araujo Carneiro dahttp://lattes.cnpq.br/6202822187041175Cunha, Júlio Araujo Carneiro dahttp://lattes.cnpq.br/6202822187041175Vils, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/3969955798466284Martins, Fellipe Silvahttp://lattes.cnpq.br/7912881403948084http://lattes.cnpq.br/7632559206426791Etienne, Josué Jean Daniel2023-11-06T19:28:29Z2023-03-31Etienne, Josue Jean Daniel. O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança. 2023. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3218Previous studies carried out in Europe point to positive relationships between perceived interactivity on brands' social media platforms with customer engagement behaviors. Results that motivated this study. Thus, the overall objective of this dissertation broadly examined how Brazilian and Haitian customers' perceptions of perceived interactivity on brands' social media platforms impact customer engagement behaviors (i.e., customer purchases, eWOM, influence, feedback) at the same time that it is responsible for the mediating roles of satisfaction, trust and commitment of customers in both countries. To achieve the objective of this study, a survey answered by 1,617 users residing in Haiti and Brazil was carried out. Data analysis was performed using Structural Equation Modeling (SME) with software such as SmartPLS 4.0., and SPSS 22. As a contribution, this study reinforces that the perceived interactivity on the brands' social media platforms strongly contributes to building the commitment, satisfaction and customer trust in brands that explain some customer engagement behaviors such as purchase intention, influence, feedback and eWOM. It also points out differences between the consumption profiles in Haiti (poor country) and in Brazil (emerging country) in the mediating roles of satisfaction, trust.Estudos anteriores realizado na Europa apontam relações positivas entre a interatividade percebida nas plataformas de mídias sociais das marcas com os comportamentos de engajamentos dos clientes. Resultados que motivaram a realização deste estudo. Assim, o objetivo geral desta dissertação de forma geral examinou como as percepções dos clientes Brasileiros e Haitianos sobre a interatividade percebida nas plataformas de mídias sociais das marcas impactam os comportamentos de engajamento dos clientes (ou seja, compras de clientes, eWOM, influência, Feedback) ao mesmo tempo em que responde pelos papéis mediadores da satisfação, confiança e comprometimento dos clientes dos dois países. Para atingir o objetivo deste estudo, foi realizado um survey respondido por 1.617 usuários residentes no Haiti e no Brasil. A análise dos dados foi feita por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MME) com softwares como SmartPLS 4.0., e SPSS 22. Como contribuição, esse estudo reforça que a interatividade percebida nas plataformas de mídias sociais das marcas, contribui fortemente na construção do comprometimento, satisfação e confiança dos clientes nas marcas que explicam alguns comportamentos de engajamentos dos clientes como intenção de compra, influência, feedback e eWOM. Aponta também diferenças entre os perfis de consumo no Haiti (país pobre) e no Brasil (país emergente) nos papeis mediadores da satisfação, confiança.Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2023-11-06T19:28:29Z No. of bitstreams: 1 Josué Jean Daniel Etienne.pdf: 1669926 bytes, checksum: e947c6c35e7dad9e759d29a9896d1ca7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-06T19:28:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josué Jean Daniel Etienne.pdf: 1669926 bytes, checksum: e947c6c35e7dad9e759d29a9896d1ca7 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNINOVEBrasilAdministraçãointeratividade de mídia social percebidacomportamentos de engajamento do clienteEWOMfeedbackinfluênciaperceived social media interactivitycustomer engagement behaviorsEWOMfeedbackinfluenceCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiançaThe impact of perceived interactivity in brand social media on customer engagement behaviors mediated by satisfaction, commitment and trustinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALJosué Jean Daniel Etienne.pdfJosué Jean Daniel Etienne.pdfapplication/pdf1669926http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3218/2/Josu%C3%A9+Jean+Daniel+Etienne.pdfe947c6c35e7dad9e759d29a9896d1ca7MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3218/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/32182023-11-06 16:28:29.95oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2023-11-06T19:28:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The impact of perceived interactivity in brand social media on customer engagement behaviors mediated by satisfaction, commitment and trust
title O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
spellingShingle O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
Etienne, Josué Jean Daniel
interatividade de mídia social percebida
comportamentos de engajamento do cliente
EWOM
feedback
influência
perceived social media interactivity
customer engagement behaviors
EWOM
feedback
influence
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
title_full O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
title_fullStr O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
title_full_unstemmed O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
title_sort O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança
author Etienne, Josué Jean Daniel
author_facet Etienne, Josué Jean Daniel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Júlio Araujo Carneiro da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6202822187041175
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cunha, Júlio Araujo Carneiro da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6202822187041175
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vils, Leonardo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3969955798466284
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Martins, Fellipe Silva
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7912881403948084
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7632559206426791
dc.contributor.author.fl_str_mv Etienne, Josué Jean Daniel
contributor_str_mv Cunha, Júlio Araujo Carneiro da
Cunha, Júlio Araujo Carneiro da
Vils, Leonardo
Martins, Fellipe Silva
dc.subject.por.fl_str_mv interatividade de mídia social percebida
comportamentos de engajamento do cliente
EWOM
feedback
influência
topic interatividade de mídia social percebida
comportamentos de engajamento do cliente
EWOM
feedback
influência
perceived social media interactivity
customer engagement behaviors
EWOM
feedback
influence
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv perceived social media interactivity
customer engagement behaviors
EWOM
feedback
influence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Previous studies carried out in Europe point to positive relationships between perceived interactivity on brands' social media platforms with customer engagement behaviors. Results that motivated this study. Thus, the overall objective of this dissertation broadly examined how Brazilian and Haitian customers' perceptions of perceived interactivity on brands' social media platforms impact customer engagement behaviors (i.e., customer purchases, eWOM, influence, feedback) at the same time that it is responsible for the mediating roles of satisfaction, trust and commitment of customers in both countries. To achieve the objective of this study, a survey answered by 1,617 users residing in Haiti and Brazil was carried out. Data analysis was performed using Structural Equation Modeling (SME) with software such as SmartPLS 4.0., and SPSS 22. As a contribution, this study reinforces that the perceived interactivity on the brands' social media platforms strongly contributes to building the commitment, satisfaction and customer trust in brands that explain some customer engagement behaviors such as purchase intention, influence, feedback and eWOM. It also points out differences between the consumption profiles in Haiti (poor country) and in Brazil (emerging country) in the mediating roles of satisfaction, trust.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-06T19:28:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Etienne, Josue Jean Daniel. O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança. 2023. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3218
identifier_str_mv Etienne, Josue Jean Daniel. O impacto da interatividade percebida nas midias sociais das marcas nos comportamentos de engajamento do cliente mediado pela satisfação, comprometimento e confiança. 2023. 79 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
url http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNINOVE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3218/2/Josu%C3%A9+Jean+Daniel+Etienne.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3218/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e947c6c35e7dad9e759d29a9896d1ca7
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1811016890294730752