Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno, José Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/409
Resumo: This work results from a research in the field of Educational Practices and Policies, within the Post Graduation Program in Education, at Universidade Nove de Julho (UNINOVE). It aims at investigating how SENAC-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) led the professionalizing education reform that the institution experienced in the 1990 s. SENAC is the research focus in this work due to its educational representation, both for variety and number of technical courses. SENAC-SP s portfolio offered 33 titles in the year 2000 and had 82.345 clients, in 12 distinct areas of knowledge. The hypothesis on the scope of this research is that the understanding of educational processes along the 1990 s revealed some resistance among those who had an initial comprehension of those processes and the corresponding educational practice. Moreover, that the mentioned resistance is extensively linked to how mediation occurs between reform surmises and the institutional culture. Furthermore, this research aims at elucidating how educational reforms are delineated by dynamic processes and marked by institutional features.
id NOVE_ac15923183b62467c89495fd7e3981c8
oai_identifier_str oai:localhost:tede/409
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Carvalho, Celso do Prado Ferraz deCPF:00000000003http://lattes.cnpq.br/2546257820365753Monfredini, IvaniseCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/4534611937031694Ferretti, Celso Joãohttp://lattes.cnpq.br/7059701152978463Russo, Miguel HenriqueCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7842826083109778CPF:02597968839http://lattes.cnpq.br/8676077156353628Damasceno, José Carlos2015-04-08T14:36:35Z2009-10-132009-08-31DAMASCENO, José Carlos. Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/409This work results from a research in the field of Educational Practices and Policies, within the Post Graduation Program in Education, at Universidade Nove de Julho (UNINOVE). It aims at investigating how SENAC-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) led the professionalizing education reform that the institution experienced in the 1990 s. SENAC is the research focus in this work due to its educational representation, both for variety and number of technical courses. SENAC-SP s portfolio offered 33 titles in the year 2000 and had 82.345 clients, in 12 distinct areas of knowledge. The hypothesis on the scope of this research is that the understanding of educational processes along the 1990 s revealed some resistance among those who had an initial comprehension of those processes and the corresponding educational practice. Moreover, that the mentioned resistance is extensively linked to how mediation occurs between reform surmises and the institutional culture. Furthermore, this research aims at elucidating how educational reforms are delineated by dynamic processes and marked by institutional features.Esta dissertação é resultado de uma pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educacionais. Seu objetivo é investigar como se deu a apropriação pelo SENAC-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) da reforma da educação profissional ocorrida na década de 1990, em sua organização educacional. Utilizamos como campo de pesquisa o SENAC de São Paulo, em razão de sua representatividade educacional em volume de oferta e quantidade de títulos de cursos Técnicos oferecidos. O portfólio do SENAC-SP no ano de 2000, apresentava nas doze áreas de conhecimento em que atuava, trinta e três títulos e 82.345 clientes matriculados. Nossa hipótese de pesquisa parte da premissa de que os processos de compreensão das reformas educacionais da década de 1990 apresentaram, no SENAC SP, momentos de embate entre os responsáveis pela apropriação inicial e sua efetiva prática educacional e que tais embates decorrem em grande parte da forma como se dá a mediação entre os pressupostos da reforma e a cultura institucional. Assim a pesquisa pretende apresentar elementos que possam ajudar na compreensão de como a apropriação das reformas educacionais são delineadas por processos dinâmicos marcados por especificidades institucionais.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Jose Carlos Damasceno.pdf: 396032 bytes, checksum: ffcce77459d77eff017eb4658beadbcd (MD5) Previous issue date: 2009-08-31application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoTrabalhoEducação ProfissionalReforma EducacionalCultura EscolarLaborProfessional EducationEducational ReformSchool CultureCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Jose Carlos Damasceno.pdfapplication/pdf396032http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/409/1/B_Jose+Carlos+Damasceno.pdfffcce77459d77eff017eb4658beadbcdMD51tede/4092022-06-03 17:36:51.58oai:localhost:tede/409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-03T20:36:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
title Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
spellingShingle Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
Damasceno, José Carlos
Trabalho
Educação Profissional
Reforma Educacional
Cultura Escolar
Labor
Professional Education
Educational Reform
School Culture
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
title_full Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
title_fullStr Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
title_full_unstemmed Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
title_sort Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo
author Damasceno, José Carlos
author_facet Damasceno, José Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000003
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546257820365753
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monfredini, Ivanise
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4534611937031694
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferretti, Celso João
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7059701152978463
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Russo, Miguel Henrique
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842826083109778
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02597968839
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8676077156353628
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno, José Carlos
contributor_str_mv Carvalho, Celso do Prado Ferraz de
Monfredini, Ivanise
Ferretti, Celso João
Russo, Miguel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Educação Profissional
Reforma Educacional
Cultura Escolar
topic Trabalho
Educação Profissional
Reforma Educacional
Cultura Escolar
Labor
Professional Education
Educational Reform
School Culture
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Labor
Professional Education
Educational Reform
School Culture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work results from a research in the field of Educational Practices and Policies, within the Post Graduation Program in Education, at Universidade Nove de Julho (UNINOVE). It aims at investigating how SENAC-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) led the professionalizing education reform that the institution experienced in the 1990 s. SENAC is the research focus in this work due to its educational representation, both for variety and number of technical courses. SENAC-SP s portfolio offered 33 titles in the year 2000 and had 82.345 clients, in 12 distinct areas of knowledge. The hypothesis on the scope of this research is that the understanding of educational processes along the 1990 s revealed some resistance among those who had an initial comprehension of those processes and the corresponding educational practice. Moreover, that the mentioned resistance is extensively linked to how mediation occurs between reform surmises and the institutional culture. Furthermore, this research aims at elucidating how educational reforms are delineated by dynamic processes and marked by institutional features.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMASCENO, José Carlos. Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/409
identifier_str_mv DAMASCENO, José Carlos. Trabalho e educação: a formação profissional na perspectiva do Senac de São Paulo. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/409/1/B_Jose+Carlos+Damasceno.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffcce77459d77eff017eb4658beadbcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1811016860704964608