Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Helena Ferrão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15487
Resumo: O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em Matemática. Nossa questão problema assim se configura: Como e por que ocorrem os encaminhamentos de alunos com dificuldades relacionadas à Matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal na visão das professoras? Teve por objetivo analisar, a partir das informações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da sala regular e de educação especial as concepções relacionadas às dificuldades encontradas pelos alunos ao aprender conceitos matemáticos e a necessidade de encaminhamento psicológico ou de reforço pedagógico. No desenvolvimento da pesquisa trouxemos apontamentos relativos às questões das dificuldades de aprendizagem das crianças em Matemática, das suas emoções no percurso da aprendizagem e de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática na escola. Os dados originaram-se das entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de 3º ano duas de sala de aula e a professora da sala de recurso em dois momentos diferentes: no início do ano letivo de 2013 e no mês de novembro do mesmo ano. Ainda, de documentação relativa ao encaminhamento do aluno para sala de reforço e de atendimento psicológico. Nas entrevistas as participantes indicaram que o curso de formação inicial não lhes ofereceu subsídios teóricos suficientes para a atuação na docência na disciplina de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também que muitas das dificuldades de aprendizagem destes alunos, de maneira geral estão relacionadas com os conceitos matemáticos não compreendidos por eles. Analisamos as considerações das professoras referentes ao encaminhamento de alunos com defasagem de aprendizagem, suas concepções sobre como e por que esses encaminhamentos devam se dar. Ainda, a documentação de um aluno de 3º ano, que freqüentou por dois anos a sala de recurso e o atendimento psicológico. Concluímos que os serviços de sala de recurso e atendimento psicológico, ambos oferecidos pela prefeitura, não se articulam, trazendo pouca contribuição para os avanços dos alunos. As considerações para avaliar o desenvolvimento do aluno se fazem evasivas, pouco avançando no sentido de identificar suas dificuldades e de apresentar alternativas para o trabalho daqueles que com a criança vão continuar atuando, o que proporciona pouca contribuição para os avanços cognitivos e psicológicos.
id PCAM_08d7b40d6c40f061b9d5fcb0ec17a51d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15487
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Silva, Silvia Helena FerrãoPontifícia Universidade Católica de CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2014-02-03http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154873700797623380605O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em Matemática. Nossa questão problema assim se configura: Como e por que ocorrem os encaminhamentos de alunos com dificuldades relacionadas à Matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal na visão das professoras? Teve por objetivo analisar, a partir das informações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da sala regular e de educação especial as concepções relacionadas às dificuldades encontradas pelos alunos ao aprender conceitos matemáticos e a necessidade de encaminhamento psicológico ou de reforço pedagógico. No desenvolvimento da pesquisa trouxemos apontamentos relativos às questões das dificuldades de aprendizagem das crianças em Matemática, das suas emoções no percurso da aprendizagem e de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática na escola. Os dados originaram-se das entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de 3º ano duas de sala de aula e a professora da sala de recurso em dois momentos diferentes: no início do ano letivo de 2013 e no mês de novembro do mesmo ano. Ainda, de documentação relativa ao encaminhamento do aluno para sala de reforço e de atendimento psicológico. Nas entrevistas as participantes indicaram que o curso de formação inicial não lhes ofereceu subsídios teóricos suficientes para a atuação na docência na disciplina de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também que muitas das dificuldades de aprendizagem destes alunos, de maneira geral estão relacionadas com os conceitos matemáticos não compreendidos por eles. Analisamos as considerações das professoras referentes ao encaminhamento de alunos com defasagem de aprendizagem, suas concepções sobre como e por que esses encaminhamentos devam se dar. Ainda, a documentação de um aluno de 3º ano, que freqüentou por dois anos a sala de recurso e o atendimento psicológico. Concluímos que os serviços de sala de recurso e atendimento psicológico, ambos oferecidos pela prefeitura, não se articulam, trazendo pouca contribuição para os avanços dos alunos. As considerações para avaliar o desenvolvimento do aluno se fazem evasivas, pouco avançando no sentido de identificar suas dificuldades e de apresentar alternativas para o trabalho daqueles que com a criança vão continuar atuando, o que proporciona pouca contribuição para os avanços cognitivos e psicológicos.This paper presents a study on the actions taken by teachers of the 3rd year of Elementary School, related to the decisions and referrals regarding the students indicated as having learning gap in Mathematics. Our question at issue is: How and why do referrals of students in the 3rd year of Elementary School with Mathematics difficulties occur in the teachers view? The main goal was to analyze, based on pieces of information from teachers of the 3rd year of Elementary School regular and special education classes the conceptions related to the Mathematics concepts learning difficulties found by students and the need for psychological referral or pedagogical remedial help. The research development brought indications with reference to the issue of children learning difficulties in Mathematics, their emotions during the learning process and the aspects regarding Mathematics teaching and learning in school. The data arose from semi-structured interviews with three teachers of the 3rd year two from the classrooms and the resource room teacher in two different moments: in the beginning of 2013 school year and in November of the same year; and also the documentation for the student referral to remedial classes and psychological support. During the interviews the participants pointed out that the initial training course didn`t offer them enough theoretical subsidies to perform in the teaching discipline of Mathematics to the initial years of Elementary School. It was also pointed that a lot of the learning difficulties of these students is generally related to Mathematics concepts that weren`t understood by them. Teachers considerations about the referrals of students with learning difficulties were analyzed, as well as their conceptions about how and why these referrals should happen. In addition, the documentation of a 3rd year student who attended the resource class and the psychological assistance for two years was analyzed. It has been concluded that the services of resource class and psychological assistance, both offered by the city council, do not become linked, then bringing little contribution to students progress. The considerations to evaluate the student`s development are evasive, advancing little to identify their difficulties and to show alternatives to those people who will keep working with children, what provides little contribution to cognitive and psychological development.porPUC-Campinasdificuldade de aprendizagem em matemáticaanos iniciais do ensino fundamentalcondutas e encaminhamentosEducação matemática, emoçõesmathematics learning difficultyinitial years of elementary schoolconducts and referralsmathematics education, emotionsProfessoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolarTeachers of the 3rd year of Elementary School against the learning difficulties in Mathematics and the referral decisions to psychological and/or tutoringinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7733644439876265Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPassos, Carmen Lucia Brancaglion52774556447613152297203444364327CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Silvia_HFS.pdfcchsa_ppgedu_me_Silvia_HFS.pdfapplication/pdf1765839http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15487/1/cchsa_ppgedu_me_Silvia_HFS.pdf66c5fc13c1074a0ca1083aed517db717MD51123456789/154872022-10-27 11:26:31.313oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:26:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Teachers of the 3rd year of Elementary School against the learning difficulties in Mathematics and the referral decisions to psychological and/or tutoring
title Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
spellingShingle Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
Silva, Silvia Helena Ferrão
dificuldade de aprendizagem em matemática
anos iniciais do ensino fundamental
condutas e encaminhamentos
Educação matemática, emoções
mathematics learning difficulty
initial years of elementary school
conducts and referrals
mathematics education, emotions
title_short Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
title_full Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
title_fullStr Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
title_full_unstemmed Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
title_sort Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
author Silva, Silvia Helena Ferrão
author_facet Silva, Silvia Helena Ferrão
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Helena Ferrão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
contributor_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldade de aprendizagem em matemática
anos iniciais do ensino fundamental
condutas e encaminhamentos
Educação matemática, emoções
mathematics learning difficulty
initial years of elementary school
conducts and referrals
mathematics education, emotions
topic dificuldade de aprendizagem em matemática
anos iniciais do ensino fundamental
condutas e encaminhamentos
Educação matemática, emoções
mathematics learning difficulty
initial years of elementary school
conducts and referrals
mathematics education, emotions
description O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em Matemática. Nossa questão problema assim se configura: Como e por que ocorrem os encaminhamentos de alunos com dificuldades relacionadas à Matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal na visão das professoras? Teve por objetivo analisar, a partir das informações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da sala regular e de educação especial as concepções relacionadas às dificuldades encontradas pelos alunos ao aprender conceitos matemáticos e a necessidade de encaminhamento psicológico ou de reforço pedagógico. No desenvolvimento da pesquisa trouxemos apontamentos relativos às questões das dificuldades de aprendizagem das crianças em Matemática, das suas emoções no percurso da aprendizagem e de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática na escola. Os dados originaram-se das entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de 3º ano duas de sala de aula e a professora da sala de recurso em dois momentos diferentes: no início do ano letivo de 2013 e no mês de novembro do mesmo ano. Ainda, de documentação relativa ao encaminhamento do aluno para sala de reforço e de atendimento psicológico. Nas entrevistas as participantes indicaram que o curso de formação inicial não lhes ofereceu subsídios teóricos suficientes para a atuação na docência na disciplina de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também que muitas das dificuldades de aprendizagem destes alunos, de maneira geral estão relacionadas com os conceitos matemáticos não compreendidos por eles. Analisamos as considerações das professoras referentes ao encaminhamento de alunos com defasagem de aprendizagem, suas concepções sobre como e por que esses encaminhamentos devam se dar. Ainda, a documentação de um aluno de 3º ano, que freqüentou por dois anos a sala de recurso e o atendimento psicológico. Concluímos que os serviços de sala de recurso e atendimento psicológico, ambos oferecidos pela prefeitura, não se articulam, trazendo pouca contribuição para os avanços dos alunos. As considerações para avaliar o desenvolvimento do aluno se fazem evasivas, pouco avançando no sentido de identificar suas dificuldades e de apresentar alternativas para o trabalho daqueles que com a criança vão continuar atuando, o que proporciona pouca contribuição para os avanços cognitivos e psicológicos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15487
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3700797623380605
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15487
identifier_str_mv 3700797623380605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15487/1/cchsa_ppgedu_me_Silvia_HFS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66c5fc13c1074a0ca1083aed517db717
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737870782464