O papel dos afetos no processo de formação de psicólogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15948 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar os afetos envolvidos na adaptação de alunos ao ensino superior e sua influência na relação do aluno com o curso e em seu processo de aprendizagem, ao longo do desenvolvimento de sua graduação. Esta preocupação decorre da observação de que os aspectos afetivos têm sido desconsiderados nos espaços de atuação e nas pesquisas sobre o ensino superior. Contudo, os conflitos e os problemas vividos pelos alunos, que muitas vezes resultam em evasão, são cada vez mais constantes e tem em sua base, na maioria dos casos, a questão da afetividade. O referencial teórico-metodológico adotado é o da Psicologia histórico-cultural, sobretudo os pressupostos de Vygotsky e Wallon. Os dados foram coletados através de questionários de perfil e complementos de frases, com 20 alunos do último ano e 47 estudantes do primeiro ano, além de entrevistas com dois estudantes do primeiro ano e dois alunos do último ano, se um curso de Psicologia de uma universidade privada de uma cidade do interior de São Paulo. Os resultados obtidos nos forneceram um panorama do que sentem, pensam e representam os alunos de psicologia sobre o curso e sobre o que significa ser universitário, permitindo que se explore alguns dos principais sentidos que atribuem à sua formação, ao curso que escolheram fazer e à psicologia como profissão. Também permitiram uma melhor compreensão e explicação dos processos relacionais e de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, em geral, e da formação em psicologia, em particular, sobretudo em relação ao peso que os aspectos afetivos tem nesse processo, sendo, na maioria das vezes, definidores do sucesso ou insucesso da formação. |
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Carmo, Mariana Coralina doPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:59:44Z2022-02-16T18:59:44Z2011-02-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159480336306778049398Esta pesquisa teve por objetivo investigar os afetos envolvidos na adaptação de alunos ao ensino superior e sua influência na relação do aluno com o curso e em seu processo de aprendizagem, ao longo do desenvolvimento de sua graduação. Esta preocupação decorre da observação de que os aspectos afetivos têm sido desconsiderados nos espaços de atuação e nas pesquisas sobre o ensino superior. Contudo, os conflitos e os problemas vividos pelos alunos, que muitas vezes resultam em evasão, são cada vez mais constantes e tem em sua base, na maioria dos casos, a questão da afetividade. O referencial teórico-metodológico adotado é o da Psicologia histórico-cultural, sobretudo os pressupostos de Vygotsky e Wallon. Os dados foram coletados através de questionários de perfil e complementos de frases, com 20 alunos do último ano e 47 estudantes do primeiro ano, além de entrevistas com dois estudantes do primeiro ano e dois alunos do último ano, se um curso de Psicologia de uma universidade privada de uma cidade do interior de São Paulo. Os resultados obtidos nos forneceram um panorama do que sentem, pensam e representam os alunos de psicologia sobre o curso e sobre o que significa ser universitário, permitindo que se explore alguns dos principais sentidos que atribuem à sua formação, ao curso que escolheram fazer e à psicologia como profissão. Também permitiram uma melhor compreensão e explicação dos processos relacionais e de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, em geral, e da formação em psicologia, em particular, sobretudo em relação ao peso que os aspectos afetivos tem nesse processo, sendo, na maioria das vezes, definidores do sucesso ou insucesso da formação.This research aimed to investigate the affects involved in the adaptation of students to higher education and its influence on the student's relationship with the course and their learning process throughout the development of their graduation. This concern stems from the observation that the affective aspects have been disregarded in the activities and research on higher education. However, conflicts and problems experienced by students, which often result in avoidance, are becoming more constant and has at its base, in most cases, the question of affect. The theoretical and methodological framework adopted is the historical-cultural psychology, in particular the presumptions of Vygotsky and Wallon. Data were collected through questionnaires and profile additions of sentences, with 20 students last year and 47 first-year students, and interviews with two first-year students and two students from last year, is a Psychology course of a private university in an inland city of São Paulo. The results provided us with an overview of what they feel, think and represent the students of psychology on the course and what it means to be a university, allowing them to explore some of the main meanings that attach to their training, the course they chose to do and psychology as a profession. Also allowed a better understanding and explanation of relational processes and the teaching-learning in higher education in general and training in psychology, in particular, especially in relation to the weight that has the affective aspects in this process and is most often , defining the success or failure of training.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasafetividadeensino superiordesenvolvimentopsicologia histórico-culturalaffectionhigher educationdevelopmentcultural-historical psychologyO papel dos afetos no processo de formação de psicólogosThe role of affect in the process of training of psychologistsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboAlmeida, Laurinda Ramalho de88631631528484055818071827799305CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Mariana_CC.pdfccv_ppgpsico_me_Mariana_CC.pdfapplication/pdf1442886http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15948/1/ccv_ppgpsico_me_Mariana_CC.pdfd8e2d69b8f7c3cff5713e38c26ff77c3MD51123456789/159482022-09-02 11:36:15.044oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15948Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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