Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625 |
Resumo: | Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil. |
id |
PCAM_44ef62403e3431d6fb68bba2d7e523ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15625 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Costa, Adinete Sousa daPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2010-02-08http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156256144105755390194Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.This study sought to understand how preschool educators accompany the development of children, using as reference a Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . The research s theoretical basis has been delineated on three axes: the first considered some important aspects of the early childhood education in Brazil; the second explained briefly the developmental psychology; and, the third considered some important elements of the Psychologist in Educational context and it´s role in promoting development. This research was developed in a public preschool located in a municipality of São Paulo. The analisys adopts a methodology of the historical and dialectical materialism that contained two sources of informations: the researcher's field dairy and the interviews with the educators. Through the analysis of results was found the urgency to focus on actions directed to early child education on promoting the development, given that the weakness of services offered at this school segment has directly affected the physical well-being, social and children's psychological. Another aspect observed in this study was the need of the school psychologist to participate on the planning of educational activities targeting the needs of children, contributing their knowledge of child development.porPUC-Campinaseducação infantilpsicologia do desenvolvimentopsicólogo escolarpsicologia escolarpreschooldevelopmental psychologyschool psychologistschool psychologyDesenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamentoChild development in early child education: a monitoring proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Souza, Marilene Proença Rebello deSant'ana, Izabella MendesGobitta, MônicaSouza, Vera Lúcia Trevisan de2891705696645235786023586306218329256893518414076876954243774464CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdfccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdfapplication/pdf1228473http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15625/1/ccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdf08cba49d73a602e2f34fca5559ca8d8bMD51123456789/156252022-09-02 11:36:56.27oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Child development in early child education: a monitoring proposal |
title |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
spellingShingle |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento Costa, Adinete Sousa da educação infantil psicologia do desenvolvimento psicólogo escolar psicologia escolar preschool developmental psychology school psychologist school psychology |
title_short |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
title_full |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
title_fullStr |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
title_sort |
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento |
author |
Costa, Adinete Sousa da |
author_facet |
Costa, Adinete Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Adinete Sousa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
contributor_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação infantil psicologia do desenvolvimento psicólogo escolar psicologia escolar preschool developmental psychology school psychologist school psychology |
topic |
educação infantil psicologia do desenvolvimento psicólogo escolar psicologia escolar preschool developmental psychology school psychologist school psychology |
description |
Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:39:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
6144105755390194 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625 |
identifier_str_mv |
6144105755390194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15625/1/ccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08cba49d73a602e2f34fca5559ca8d8b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790724768825344 |