Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adinete Sousa da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625
Resumo: Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
id PCAM_44ef62403e3431d6fb68bba2d7e523ad
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15625
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Costa, Adinete Sousa daPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2010-02-08http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156256144105755390194Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.This study sought to understand how preschool educators accompany the development of children, using as reference a Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . The research s theoretical basis has been delineated on three axes: the first considered some important aspects of the early childhood education in Brazil; the second explained briefly the developmental psychology; and, the third considered some important elements of the Psychologist in Educational context and it´s role in promoting development. This research was developed in a public preschool located in a municipality of São Paulo. The analisys adopts a methodology of the historical and dialectical materialism that contained two sources of informations: the researcher's field dairy and the interviews with the educators. Through the analysis of results was found the urgency to focus on actions directed to early child education on promoting the development, given that the weakness of services offered at this school segment has directly affected the physical well-being, social and children's psychological. Another aspect observed in this study was the need of the school psychologist to participate on the planning of educational activities targeting the needs of children, contributing their knowledge of child development.porPUC-Campinaseducação infantilpsicologia do desenvolvimentopsicólogo escolarpsicologia escolarpreschooldevelopmental psychologyschool psychologistschool psychologyDesenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamentoChild development in early child education: a monitoring proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Souza, Marilene Proença Rebello deSant'ana, Izabella MendesGobitta, MônicaSouza, Vera Lúcia Trevisan de2891705696645235786023586306218329256893518414076876954243774464CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdfccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdfapplication/pdf1228473http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15625/1/ccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdf08cba49d73a602e2f34fca5559ca8d8bMD51123456789/156252022-09-02 11:36:56.27oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Child development in early child education: a monitoring proposal
title Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
spellingShingle Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Costa, Adinete Sousa da
educação infantil
psicologia do desenvolvimento
psicólogo escolar
psicologia escolar
preschool
developmental psychology
school psychologist
school psychology
title_short Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
title_full Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
title_fullStr Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
title_full_unstemmed Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
title_sort Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
author Costa, Adinete Sousa da
author_facet Costa, Adinete Sousa da
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Adinete Sousa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
psicologia do desenvolvimento
psicólogo escolar
psicologia escolar
preschool
developmental psychology
school psychologist
school psychology
topic educação infantil
psicologia do desenvolvimento
psicólogo escolar
psicologia escolar
preschool
developmental psychology
school psychologist
school psychology
description Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6144105755390194
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15625
identifier_str_mv 6144105755390194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15625/1/ccv_ppgpsico_dr_Adinete_SC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08cba49d73a602e2f34fca5559ca8d8b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790724768825344