Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fadel, Susana de Jesus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672
Resumo: Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes.
id PCAM_48a4b6b720e03480b3ab1fde90abf70f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15672
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Fadel, Susana de JesusPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T18:40:52Z2022-02-16T18:40:52Z2010-02-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156727221164912271641Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes.Studies related to creativity and to the fundamental role of the school in the formation of creative professionals have occupied space in contemporary society through the belief that the educational institution (and particularly at the higher education level) can, through specific strategies, be a catalyst environment to the development of potentially creative students. The present work had as its main objective to validate the effects of a program for the development of creativity on teachers of Higher Education. The sample was composed of 240 participants, being 30 teachers and 210 university students from a private university located in Sao Paulo State. The Experimental Group was formed of 15 teachers who participated of the program of development of creativity, whereas the Control Group was formed of other 15 teachers who participated of a program of pedagogical studies. The research was conducted through the application of questions and Torrance Tests of Thinking Creatively with Words. The results suggest that the Program of Development of Creativity favorably contributed for the development of creative abilities. The results also demonstrate the influence of the program in the perception of creative environment both for teachers that participated of the program as well as for their students.porPUC-Campinascriatividadeaprendizagemprofessoresensino superiorcreativitylearningprofessorshigher educationAvaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superiorEvaluation of a program of creativity for higher education teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Nakano, Tatiana de CássiaPacheco, Elisabeth Marinelli de CamargoSchelini, Patrícia WaltzMello, Regina Lara Silveira8092049870780985394158004801555061853335173928590439114372762829CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Susana_JF.pdfccv_ppgpsico_dr_Susana_JF.pdfapplication/pdf3666755http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15672/1/ccv_ppgpsico_dr_Susana_JF.pdfee01e2015e10636012e7f2478226dfedMD51123456789/156722022-09-02 11:36:57.784oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Evaluation of a program of creativity for higher education teachers
title Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
spellingShingle Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
Fadel, Susana de Jesus
criatividade
aprendizagem
professores
ensino superior
creativity
learning
professors
higher education
title_short Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
title_full Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
title_fullStr Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
title_sort Avaliação de um programa de criatividade para professores no ensino superior
author Fadel, Susana de Jesus
author_facet Fadel, Susana de Jesus
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Fadel, Susana de Jesus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wechsler, Solange Muglia
contributor_str_mv Wechsler, Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
aprendizagem
professores
ensino superior
creativity
learning
professors
higher education
topic criatividade
aprendizagem
professores
ensino superior
creativity
learning
professors
higher education
description Estudos relacionados à criatividade e ao papel fundamental da escola na formação de profissionais criativos têm ocupado espaço na sociedade contemporânea, através da crença de que, a instituição educativa (e de modo particular o ensino superior) pode, por meio de estratégias específicas ser um ambiente facilitador para o desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo principal, avaliar os efeitos de um programa de desenvolvimento da criatividade, em docentes do Ensino Superior. A amostra foi composta de 240 participantes, sendo 30 professores e 210 estudantes universitários de uma universidade comunitária do interior de São Paulo. Quinze docentes participaram do programa de desenvolvimento da criatividade, constituindo o Grupo Experimental e 15 participaram de um programa de estudos pedagógicos, sendo o Grupo Controle. A investigação se deu por meio da aplicação de questionários e dos Testes de Torrance, Pensando Criativamente com Palavras. Os resultados sugerem que, o Programa de Desenvolvimento de Criatividade contribuiu, favoravelmente, para o desenvolvimento das habilidades criativas. Os dados demonstraram, ainda, influência do programa na percepção do ambiente criativo, tanto para os professores que participaram do programa, quanto para seus estudantes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7221164912271641
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15672
identifier_str_mv 7221164912271641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15672/1/ccv_ppgpsico_dr_Susana_JF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee01e2015e10636012e7f2478226dfed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790716236562432