O lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Claudia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15711
Resumo: Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. Subsidiada pela Teoria da Subjetividade de Gonzalez Rey, esta pesquisa busca enfatizar os aspectos subjetivos envolvidos na configuração de alunos com necessidades especiais e seus professores no processo de inclusão escolar, a fim de alocá-los a um novo espaço de interlocução social, como sujeitos ativos e construtivos de suas próprias construções e significações. Para tanto, lança como objetivo geral compreender as relações de subjetivação de alunos com necessidades especiais e seus professores no processo de inclusão escolar, e como as dinâmicas escolares se constituem como mediação dessas relações. Foram participantes do estudo três professoras, sendo uma do Ensino Infantil e duas do Ensino Fundamental, um aluno com transtorno global do desenvolvimento, uma aluna com deficiência física e duas alunas com necessidades comportamentais, de uma escola particular da região do ABCD/SP. Os procedimentos metodológicos amparados por uma epistemologia qualitativa de pesquisa, contou com recursos metodológicos que incluíram observações, sistemas conversacionais, entrevistas de aprofundamento, que foram realizadas no acompanhamento diário da pesquisadora da rotina escolar dos professores e alunos, durante o período letivo de um ano, que se estruturou em nove meses de pesquisa. As informações foram analisadas a partir dos indicadores que contemplavam os núcleos de significação, assim como os sentidos subjetivos de cada participante isoladamente. Posteriormente, puderam ser elencados núcleos de convergência dos indicadores dos participantes divididos, núcleos de subjetivação de professores e núcleos de subjetivação de alunos. Os espaços de subjetivação dos professores puderam ser organizados pelos seguintes eixos: 1) necessidade / impossibilidade de atividades pedagógicas diferenciadas; 2) consideração / desconsideração da complexidade do desenvolvimento e, 3) possibilidades reduzidas de identificação / pertença. Já os núcleos que contemplam a vivência dos alunos; 1) construção do conhecimento x burocratização do ensino; 2) estereótipo do aluno perfeito x sofrimento pelo fracasso; 3) valorização excessiva do eu x consideração da alteridade. Compreender a relação de interdependência entre esses espaços vividos e configurados por professores e alunos em suas rotinas escolares, possibilitou a conclusão de que para repensarmos a transformação das realidades sociais dos alunos com necessidades especiais e seus professores no processo de inclusão escolar, e sua inclusão efetiva do ponto de vista psicológico e social, a fim de que configurem sentidos atrelados a sua autorepresentação, com resguardo as suas diferenças e alteridades, com a garantia de intercâmbios sociais satisfatórios que os aloquem a esfera interacional em suas relações, é urgente incorporarmos a instauração nos procedimentos pedagógicos, dinâmicas e processos dialógicos que possibilitem aos sujeitos posicionarem-se, discordarem, concordarem, submeterem-se, subverterem-se, refletirem, dentro de suas reais possibilidades de desenvolvimento nas esferas individuais e sociais.
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spelling Gomes, ClaudiaPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:41:47Z2022-02-16T18:41:47Z2010-02-10http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157110483616532104544Um dos grandes desafios que cercam o debate do processo de inclusão escolar são os aspectos intrínsecos que direcionam essa questão nas diferentes esferas sociais, dentre eles, a esfera individual do aluno incluído. Subsidiada pela Teoria da Subjetividade de Gonzalez Rey, esta pesquisa busca enfatizar os aspectos subjetivos envolvidos na configuração de alunos com necessidades especiais e seus professores no processo de inclusão escolar, a fim de alocá-los a um novo espaço de interlocução social, como sujeitos ativos e construtivos de suas próprias construções e significações. Para tanto, lança como objetivo geral compreender as relações de subjetivação de alunos com necessidades especiais e seus professores no processo de inclusão escolar, e como as dinâmicas escolares se constituem como mediação dessas relações. Foram participantes do estudo três professoras, sendo uma do Ensino Infantil e duas do Ensino Fundamental, um aluno com transtorno global do desenvolvimento, uma aluna com deficiência física e duas alunas com necessidades comportamentais, de uma escola particular da região do ABCD/SP. Os procedimentos metodológicos amparados por uma epistemologia qualitativa de pesquisa, contou com recursos metodológicos que incluíram observações, sistemas conversacionais, entrevistas de aprofundamento, que foram realizadas no acompanhamento diário da pesquisadora da rotina escolar dos professores e alunos, durante o período letivo de um ano, que se estruturou em nove meses de pesquisa. As informações foram analisadas a partir dos indicadores que contemplavam os núcleos de significação, assim como os sentidos subjetivos de cada participante isoladamente. Posteriormente, puderam ser elencados núcleos de convergência dos indicadores dos participantes divididos, núcleos de subjetivação de professores e núcleos de subjetivação de alunos. Os espaços de subjetivação dos professores puderam ser organizados pelos seguintes eixos: 1) necessidade / impossibilidade de atividades pedagógicas diferenciadas; 2) consideração / desconsideração da complexidade do desenvolvimento e, 3) possibilidades reduzidas de identificação / pertença. Já os núcleos que contemplam a vivência dos alunos; 1) construção do conhecimento x burocratização do ensino; 2) estereótipo do aluno perfeito x sofrimento pelo fracasso; 3) valorização excessiva do eu x consideração da alteridade. Compreender a relação de interdependência entre esses espaços vividos e configurados por professores e alunos em suas rotinas escolares, possibilitou a conclusão de que para repensarmos a transformação das realidades sociais dos alunos com necessidades especiais e seus professores no processo de inclusão escolar, e sua inclusão efetiva do ponto de vista psicológico e social, a fim de que configurem sentidos atrelados a sua autorepresentação, com resguardo as suas diferenças e alteridades, com a garantia de intercâmbios sociais satisfatórios que os aloquem a esfera interacional em suas relações, é urgente incorporarmos a instauração nos procedimentos pedagógicos, dinâmicas e processos dialógicos que possibilitem aos sujeitos posicionarem-se, discordarem, concordarem, submeterem-se, subverterem-se, refletirem, dentro de suas reais possibilidades de desenvolvimento nas esferas individuais e sociais.One of the big challenges that surround the debate on school inclusion process are inherent aspects that lead this issue in different social spheres, among them the individual sphere of the student to be included. Based on the Theory of Subjectivity from Gonzalez Rey, this research aims to emphasize the subjective aspects involved in the configuration of students with special needs and their teachers in the process of educational inclusion in order to place them in a new area of social dialogue as active individuals and responsible for their own constructions and meanings. To do so, the general objective is to understand the relations of subjectivity of students with special needs and their teachers in the process of school inclusion, and uncover the core of meanings and the school dynamics which support these relationships. The case study participants were three teachers, one of Kindergarten and two from Elementary School, a student with global development disorder, a student with physical disabilities and two students with behavioral needs of a private school in the ABCD Region in the city of São Paulo. Methodological procedures were supported by a qualitative research epistemology, which have the avail of methodology resources that included observation, conversational approach, further interviews, which were carried in by the researcher in the daily routine of the school teachers and students during one academic year, that was structured in nine months of research. Data were analyzed from the indicators that considered the core of meanings as well as the subjective senses of each participant individually. Later, it could be listed points of convergence of the indicators of the participants separated, subjectivity core of teachers and subjectivity core of students. The teachers spaces of subjectivity could be organized by the following principles: 1) needs / impossibility of different educational activities, 2) consideration / disregard of development complexity and 3) reduced chances for identification / and sense of belonging. Then the part that includes the experience of students: 1) construction of knowledge x bureaucratization of education, 2) stereotype of the perfect student X failure feeling, 3) excessive value for the self x consideration of otherness. To understand the relation of interdependence between these environment experienced and outlined by teachers and students in their school routines, allowed the conclusion that to rethink the transformation of the social reality of students with special needs and their teachers in the process of school inclusion, and their effective inclusion in terms of psychological and social point of view, so that they structure senses tied up to their self-representation, keeping their differences and otherness, with the assurance of satisfactory social exchanges that place the interactional sphere in their relationships, it is urgent to incorporate the establishment in teaching procedures, in dynamics and dialogical processes to allow the individuals to take a firm stand, to disagree, to agree, to submit to, to subvert it, to think, according to their real possibilities of development in individual and social spheres.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasinclusãonecessidades especiaissubjetivaçãodesenvolvimento humanoinclusionspecial needssubjectivityhuman developmentO lugar do sujeito na inclusão escolar: percalços e fracassos nas relações de subjetivaçãoThe place of the subject in the school inclusion: setbacks and failures in the relations of subjectivityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Scoz, Beatriz Judith LimaSouza, Marilene Proença Rebello deBernardo, Márcia HespanholGuzzo, Raquel Souza Lobo5635336205943749289170569664523553601767615986758863163152848405CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Claudia_G.pdfccv_ppgpsico_dr_Claudia_G.pdfapplication/pdf800006http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15711/1/ccv_ppgpsico_dr_Claudia_G.pdf11b14ebc62fc2daab76f5a1124240bf6MD51123456789/157112022-09-02 11:36:57.559oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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