O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804
Resumo: Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia.
id PCAM_4ce6ecbc4702a337258924874ecbbf3c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15804
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Carvalho, Cintia Cardoso VigianiPontifícia Universidade Católica de CampinasTerzis, Antonios2022-02-16T18:56:49Z2022-02-16T18:56:49Z2009-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158047251039373364502Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia.The present paper investigated a group of students of the Nursing Technician course when serving their hospital internship term. Its purpose was to describe and understand the phenomena manifested in the group and in the internship practice, to offer conditions for the discovery of solutions for the issues experienced, favoring a transforming process in the student‟s relation with the practice. The psychoanalytical method was applied, using Anzieu and Kaës‟ Formation Group technique as an instrument. The participants were eight students in internship terms in a Nursing Technician course. Eight meetings lasting one hour and a quarter were held, twice a week, in the facilities of the school itself. For analysis of the results, the Content Analysis Technique, as described by Mathieu, was used. The main results pointed out regressive experiences in the group, which worked according to an arrangement of the basic assumptions of dependence and fight or flight, composed of intense and primal emotions and playing a determining role in the group organization. Great emotional suffering was noticed, as well as persecutory and depressive anguishes, and a high number of absences. The main defenses used were denial, projection and creation of group illusion. The technique proved to be adequate to the expression and elaboration of anguishes, favoring the evolution of the group towards a more rational working pattern and respecting the principles of reality. The group experience sensitized the students and they were able to discover, by themselves, adequate means to solve some of the issues that came up during the internship experience. We conclude that the formation group has proven to be an efficient means for preventive intervention in Psychology.porPUC-CampinasgrupopsicanáliseenfermagemestágiogrouppsychoanalysisnursinginternshipO aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupoThe Nursing Technician course student and the hospital internship: psychoanalytical experiences of a groupinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Radomile, Maria Eugênia ScatenaBorges, Dayse Maria Motta61777191262136093689659786183012CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Cintia_CVC.pdfccv_ppgpsico_me_Cintia_CVC.pdfapplication/pdf999174http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15804/1/ccv_ppgpsico_me_Cintia_CVC.pdfc29f9665c47788aa7505ad5c889406b0MD51123456789/158042022-09-02 11:36:13.814oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The Nursing Technician course student and the hospital internship: psychoanalytical experiences of a group
title O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
spellingShingle O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani
grupo
psicanálise
enfermagem
estágio
group
psychoanalysis
nursing
internship
title_short O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
title_full O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
title_fullStr O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
title_full_unstemmed O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
title_sort O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
author Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani
author_facet Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terzis, Antonios
contributor_str_mv Terzis, Antonios
dc.subject.por.fl_str_mv grupo
psicanálise
enfermagem
estágio
group
psychoanalysis
nursing
internship
topic grupo
psicanálise
enfermagem
estágio
group
psychoanalysis
nursing
internship
description Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:56:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:56:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7251039373364502
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804
identifier_str_mv 7251039373364502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15804/1/ccv_ppgpsico_me_Cintia_CVC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c29f9665c47788aa7505ad5c889406b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790722500755456