O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804 |
Resumo: | Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia. |
id |
PUC_CAMP-5_4ce6ecbc4702a337258924874ecbbf3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15804 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupoThe Nursing Technician course student and the hospital internship: psychoanalytical experiences of a groupgrupopsicanáliseenfermagemestágiogrouppsychoanalysisnursinginternshipEste estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia.The present paper investigated a group of students of the Nursing Technician course when serving their hospital internship term. Its purpose was to describe and understand the phenomena manifested in the group and in the internship practice, to offer conditions for the discovery of solutions for the issues experienced, favoring a transforming process in the student‟s relation with the practice. The psychoanalytical method was applied, using Anzieu and Kaës‟ Formation Group technique as an instrument. The participants were eight students in internship terms in a Nursing Technician course. Eight meetings lasting one hour and a quarter were held, twice a week, in the facilities of the school itself. For analysis of the results, the Content Analysis Technique, as described by Mathieu, was used. The main results pointed out regressive experiences in the group, which worked according to an arrangement of the basic assumptions of dependence and fight or flight, composed of intense and primal emotions and playing a determining role in the group organization. Great emotional suffering was noticed, as well as persecutory and depressive anguishes, and a high number of absences. The main defenses used were denial, projection and creation of group illusion. The technique proved to be adequate to the expression and elaboration of anguishes, favoring the evolution of the group towards a more rational working pattern and respecting the principles of reality. The group experience sensitized the students and they were able to discover, by themselves, adequate means to solve some of the issues that came up during the internship experience. We conclude that the formation group has proven to be an efficient means for preventive intervention in Psychology.PUC-CampinasTerzis, AntoniosPontifícia Universidade Católica de CampinasCarvalho, Cintia Cardoso Vigiani2022-02-16T18:56:49Z2022-02-16T18:56:49Z2009-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158047251039373364502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:13Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15804Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:13Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo The Nursing Technician course student and the hospital internship: psychoanalytical experiences of a group |
title |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo |
spellingShingle |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani grupo psicanálise enfermagem estágio group psychoanalysis nursing internship |
title_short |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo |
title_full |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo |
title_fullStr |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo |
title_full_unstemmed |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo |
title_sort |
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo |
author |
Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani |
author_facet |
Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Terzis, Antonios Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
grupo psicanálise enfermagem estágio group psychoanalysis nursing internship |
topic |
grupo psicanálise enfermagem estágio group psychoanalysis nursing internship |
description |
Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-16 2022-02-16T18:56:49Z 2022-02-16T18:56:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804 7251039373364502 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15804 |
identifier_str_mv |
7251039373364502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210242136604672 |