Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais e as reverberações na prática de uma professora pesquisadora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15560 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de mestrado que investigou a seguinte questão: quais os saberes que foram desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da utilização de jogos para a aprendizagem de números e operações com crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental? Teve por objetivo geral: analisar os saberes desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da aplicação de jogos para a aprendizagem de números e operações com crianças de 3º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos a pesquisa analisou as ações da professora visando compreender quais contribuições para a formação do professor são verificadas num trabalho com jogos com pretensão de ensino e aprendizagem dos números e operações e compreender a partir das manifestações orais e escritas das crianças, os indícios de desenvolvimento do pensamento numérico na turma pesquisada, a partir do uso dos jogos. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza interventiva e do tipo pesquisa da própria prática. Os jogos selecionados como recursos para a produção do material empírico foram baseados no material proposto pelo Programa Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC) e relacionados ao eixo “números e operações”. A professora pesquisadora participou desta formação como cursista em 2014. Tal experiência trouxe contribuições significativas para a sua formação e atuação como professora que ensina matemática nos anos iniciais. Os jogos escolhidos, de acordo com o planejamento escolar, foram: o “Disco Mágico” e a “A bota de muitas léguas”, que têm os objetivos de ampliar progressivamente na criança a compreensão do campo numérico através da investigação de regularidades do sistema de numeração decimal visando a percepção do valor posicional, além de explorar as ideias do campo multiplicativo (multiplicação e divisão). Foram realizados com os alunos durante o segundo semestre de 2018 em uma Escola Municipal de Campinas, com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, composta por 31 alunos, sala que a pesquisadora atuava como professora. Para o registro foram utilizados diário de campo, fotografias, áudio e vídeo gravações que foram transcritos para análise, que contou com duas categorias. A primeira buscou analisar a potencialidade dos jogos para o desenvolvimento do pensamento numérico na turma pesquisada, identificando se e como o sentido do número e as habilidades de operar com eles foi acontecendo a partir das práticas vivenciadas. A segunda categoria foi relativa à formação continuada da professora e pesquisadora a partir das práticas reflexivas que o processo investigativo proporcionou, identificando as transformações em sua prática docente e quais ações foram importantes para o desenvolvimento do trabalho com os jogos. A pesquisa indicou a potencialidade dos jogos no trabalho com o eixo números e operações, promovendo motivação, participação ativa dos alunos, aprofundamento de conceitos conhecidos e a inserção de outros novos. O uso dos jogos permitiu o trabalho com vários níveis de aprendizagem e, inclusive, proporcionou um trabalho de readaptação curricular com um aluno da Educação Especial, promovendo sua inclusão e socialização com a turma. Proporcionou ainda a reflexão da professora pesquisadora relacionada às suas ações durante o trabalho e sobre o seu processo formativo. Foi possível identificar fragilidades e potencialidades em sua prática. Ficou evidente que a atuação e mediação da professora pesquisadora foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho com os jogos. A pesquisa deu visibilidade às experiências vividas pela professora pesquisadora e aos seus processos reflexivos, buscando contribuir de maneira significativa com a formação de professores de matemática dos anos iniciais. |
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Ramos, Ester MendonçaPontifícia Universidade Católica de CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-02-16T18:17:00Z2022-02-16T18:17:00Z2020-02-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155605305857442486032Trata-se de uma pesquisa de mestrado que investigou a seguinte questão: quais os saberes que foram desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da utilização de jogos para a aprendizagem de números e operações com crianças de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental? Teve por objetivo geral: analisar os saberes desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da aplicação de jogos para a aprendizagem de números e operações com crianças de 3º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos a pesquisa analisou as ações da professora visando compreender quais contribuições para a formação do professor são verificadas num trabalho com jogos com pretensão de ensino e aprendizagem dos números e operações e compreender a partir das manifestações orais e escritas das crianças, os indícios de desenvolvimento do pensamento numérico na turma pesquisada, a partir do uso dos jogos. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza interventiva e do tipo pesquisa da própria prática. Os jogos selecionados como recursos para a produção do material empírico foram baseados no material proposto pelo Programa Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC) e relacionados ao eixo “números e operações”. A professora pesquisadora participou desta formação como cursista em 2014. Tal experiência trouxe contribuições significativas para a sua formação e atuação como professora que ensina matemática nos anos iniciais. Os jogos escolhidos, de acordo com o planejamento escolar, foram: o “Disco Mágico” e a “A bota de muitas léguas”, que têm os objetivos de ampliar progressivamente na criança a compreensão do campo numérico através da investigação de regularidades do sistema de numeração decimal visando a percepção do valor posicional, além de explorar as ideias do campo multiplicativo (multiplicação e divisão). Foram realizados com os alunos durante o segundo semestre de 2018 em uma Escola Municipal de Campinas, com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, composta por 31 alunos, sala que a pesquisadora atuava como professora. Para o registro foram utilizados diário de campo, fotografias, áudio e vídeo gravações que foram transcritos para análise, que contou com duas categorias. A primeira buscou analisar a potencialidade dos jogos para o desenvolvimento do pensamento numérico na turma pesquisada, identificando se e como o sentido do número e as habilidades de operar com eles foi acontecendo a partir das práticas vivenciadas. A segunda categoria foi relativa à formação continuada da professora e pesquisadora a partir das práticas reflexivas que o processo investigativo proporcionou, identificando as transformações em sua prática docente e quais ações foram importantes para o desenvolvimento do trabalho com os jogos. A pesquisa indicou a potencialidade dos jogos no trabalho com o eixo números e operações, promovendo motivação, participação ativa dos alunos, aprofundamento de conceitos conhecidos e a inserção de outros novos. O uso dos jogos permitiu o trabalho com vários níveis de aprendizagem e, inclusive, proporcionou um trabalho de readaptação curricular com um aluno da Educação Especial, promovendo sua inclusão e socialização com a turma. Proporcionou ainda a reflexão da professora pesquisadora relacionada às suas ações durante o trabalho e sobre o seu processo formativo. Foi possível identificar fragilidades e potencialidades em sua prática. Ficou evidente que a atuação e mediação da professora pesquisadora foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho com os jogos. A pesquisa deu visibilidade às experiências vividas pela professora pesquisadora e aos seus processos reflexivos, buscando contribuir de maneira significativa com a formação de professores de matemática dos anos iniciais.This is a master's research that investigated the following question: what knowledge has been developed by the researcher teacher from the use of games for learning numbers and operations with children in a 3rd year class of elementary school? The general objective was: to analyze the knowledge developed by the researcher teacher from the application of games for learning numbers and operations with children from the 3rd year of elementary school. As specific objectives, the research analyzed the actions of the teacher in order to understand what contributions to teacher education are verified in a work with games intended to teach and learn numbers and operations and to understand, from the oral and written manifestations of children, the evidence of development of numerical thinking in the researched class, from the use of games. This research is of a qualitative approach, of an interventional nature and of the research type of the practice itself. The games selected as resources for the production of empirical material were based on the material proposed by the National Literacy Program for the Right Age (PNAIC) and related to the “numbers and operations” axis. The teacher-researcher participated in this training as a course attendant in 2014. Such experience brought significant contributions to her training and performance as a teacher who teaches mathematics in the early years. The games chosen, according to the school planning, were: the "Disco Mágico (Magic Disk)" and "A Bota de Muitas Léguas (The boot of many leagues)", which have the objective of progressively expanding the child's understanding of the numerical field through the investigation of regularities in the system of decimal numbering for the perception of positional value, in addition to exploring the ideas of the multiplicative field (multiplication and division). They were carried out with the students during the second semester of 2018 in a Municipal School of Campinas, with a class of 3rd year of Elementary Education, composed of 31 students, a room where the researcher acted as a teacher. For the record, a field diary, photographs, audio and video recordings were used, which were transcribed for analysis, which included two categories. The first sought to analyze the potential of games for the development of numerical thinking in the researched class, identifying if and how the sense of the number and the skills of operating with them was happening from the practices experienced. The second category was related to the continuing education of the teacher and researcher based on the reflective practices that the investigative process provided, identifying the changes in her teaching practice and which actions were important for the development of work with games. The research indicated the potentiality of games at work with the numbers and operations axis, promoting motivation, active participation of students, deepening of known concepts and the insertion of new ones. The use of games allowed working with various levels of learning and, even, provided curricular re-adaptation work with a Special Education student, promoting its inclusion and socialization with the class. It also provided the reflection of the teacher/researcher related to her actions during work and about her training process. It was possible to identify weaknesses and potentialities in their practice. It was evident that the performance and mediation of the teacher/researcher was fundamental for the development of work with games. The research gave visibility to the experiences lived by the researcher teacher and her reflective processes, seeking to contribute significantly to the formation of mathematics teachers in the early years.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasPNAIC matemáticaNúmeros e operaçõesAlfabetização matemáticaPNAIC mathematicsNumbers and operationsMathematical literacy.Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais e as reverberações na prática de uma professora pesquisadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7733644439876265Rios, Monica Piccione GomesAlmeida, Alessandra Rodrigues de87945654841001510511022288155891CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ester_MR.pdfcchsa_ppgedu_me_Ester_MR.pdfapplication/pdf2077658http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15560/1/cchsa_ppgedu_me_Ester_MR.pdfa4c70d293a7c27bae73d3216de62e053MD51123456789/155602022-09-02 11:36:30.511oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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