Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678 |
Resumo: | A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades. |
id |
PCAM_9a27f699c47d8f5fdf061d0f9ca2c6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15678 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Mól, Dalva Alice RochaPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T18:40:52Z2022-02-16T18:40:52Z2007-05-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156789931324365476862A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades.The assessment of cognitive abilities of children who have learning disabilities (slow learners) is a major topic in psychology research. This doctorate thesis investigates the cognitive abilities of schoolchildren who have difficulty learning. Two different groups of informants were analyzed. The first group comprised 60 7- and 8-year-old schoolchildren of both genders 30 slow learners and 30 fast learners from two state schools in the State of São Paulo, Brazil. The second group comprised 8 primary school teachers also from two state schools in the State of São Paulo. We used Woodcock-Johnson III Tests of Cognitive Abilities (WJ-III) composed of 10 tests, a questionnaire filled out by the teachers and an analysis of the pupils marks in Portuguese, Math and Science. The results from the Multivariate and Univariate Analysis of Variance showed significant differences between the group of slow learners and the group of fast learners. The Pearson Assessments showed the children s performance improved as they moved to higher grades. The children s marks were consistent with the results from the WJ-III. Therefore we concluded that the cognitive abilities are significantly different between fast and slow learners and that WJ-III can be used to analyze learning disabilities.porPUC-Campinasdificuldades de aprendizagemavaliação cognitivaBateria Woodcock-Johnsonvalidadelearning disabilitiescognitive assessmentWoodcock-Johnson Tests of Cognitive AbilitiesvalidityAvaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson IIIAssessment of slow learners and fast learners cognitive abilities aased on the Woodcock-Johnson III Testsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Schelini, Patrícia WaltzPrimi, RicardoPacheco, Elisabeth Marinelli de CamargoGobitta, Mônica6185333517392859511415207991190339415800480155502925689351841407CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Dalva_ARM.pdfccv_ppgpsico_dr_Dalva_ARM.pdfapplication/pdf3149376http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15678/1/ccv_ppgpsico_dr_Dalva_ARM.pdf9ca217e8327bfd0a1e442f5c7664661cMD51123456789/156782022-10-20 09:59:58.356oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-20T11:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Assessment of slow learners and fast learners cognitive abilities aased on the Woodcock-Johnson III Tests |
title |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
spellingShingle |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III Mól, Dalva Alice Rocha dificuldades de aprendizagem avaliação cognitiva Bateria Woodcock-Johnson validade learning disabilities cognitive assessment Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities validity |
title_short |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
title_full |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
title_fullStr |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
title_full_unstemmed |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
title_sort |
Avaliação das habilidades cognitivas em crianças com e sem indicação de dificuldades de aprendizagem pela bateria Woodcock-Johnson III |
author |
Mól, Dalva Alice Rocha |
author_facet |
Mól, Dalva Alice Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mól, Dalva Alice Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wechsler, Solange Muglia |
contributor_str_mv |
Wechsler, Solange Muglia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dificuldades de aprendizagem avaliação cognitiva Bateria Woodcock-Johnson validade learning disabilities cognitive assessment Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities validity |
topic |
dificuldades de aprendizagem avaliação cognitiva Bateria Woodcock-Johnson validade learning disabilities cognitive assessment Woodcock-Johnson Tests of Cognitive Abilities validity |
description |
A avaliação das habilidades cognitivas de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem constitui-se um importante campo de investigação psicológica. Este estudo objetivou investigar as habilidades cognitivas de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem pela Bateria Woodcock-Johnson. Duas amostras foram compostas: a primeira amostra por 60 crianças de ambos os sexos, sendo 30 participantes sem indicação de dificuldades de aprendizagem e 30 com indicação de dificuldades de aprendizagem, que freqüentavam a primeira e segunda série do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. A segunda amostra foi composta por oito professores de primeira e segunda séries de duas escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Utilizou-se a Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ III), composta por 10 testes, um questionário escolar preenchido pelos professores e as notas escolares obtidas em Português, Matemática e Ciências. As Análises da Variância Multivariada e Univariada apontaram os efeitos significativos no tipo de grupo e de série escolar das habilidades cognitivas avaliadas pela WJ III. A correlação de Pearson mostrou a relação entre as habilidades cognitivas e os indicadores de dificuldades de aprendizagem, apontados pelo professor, sobre as crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. As notas escolares também se associaram significativamente aos resultados da WJ III. Desta forma, concluiu-se que existem diferenças significativas nas habilidades cognitivas entre crianças com dificuldades e crianças sem dificuldades de aprendizagem, e que a WJ III é uma medida válida para avaliar tais dificuldades. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:40:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:40:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
9931324365476862 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15678 |
identifier_str_mv |
9931324365476862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15678/1/ccv_ppgpsico_dr_Dalva_ARM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ca217e8327bfd0a1e442f5c7664661c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790719460933632 |