Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada, Paula Costa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15852
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação profissional e o conhecimento. O estudo dos valores morais e não-morais na educação baseia-se no trabalho desenvolvido por Vera Trevisan de Souza. Adota-se, como perspectiva teórica e metodológica os pressupostos de Vygotsky e Wallon e de alguns de seus leitores, que tomam por base os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. Utiliza-se este referencial por se pretender realizar uma análise crítica do contexto do ensino superior, abrangendo, inclusive, as políticas públicas propostas para a área. Como procedimento de construção das informações utiliza-se a entrevista semiestruturada e observações em sala de aula ao longo dos encontros da professora-pesquisadora com as turmas de dois cursos de graduação de uma instituição privada. Foram entrevistados seis alunos, dos cursos de Psicologia e de Comunicação Social, em que a pesquisadora atua como professora. Para a elaboração do roteiro de entrevista e análise dos dados tomou-se por base a estratégia desenvolvida por Marli André para estudar o cotidiano educacional. Os resultados indicam que, para os alunos, a formação acadêmica é prioritária se ela trouxer bens materiais, aceitação no mercado de trabalho e melhoria da imagem que têm de si, revelando a prevalência dos valores não morais na promoção e manutenção dos sentidos do ensino superior para os alunos.
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spelling Andrada, Paula Costa dePontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:57:50Z2022-02-16T18:57:50Z2009-11-17http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158529550814968684133Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação profissional e o conhecimento. O estudo dos valores morais e não-morais na educação baseia-se no trabalho desenvolvido por Vera Trevisan de Souza. Adota-se, como perspectiva teórica e metodológica os pressupostos de Vygotsky e Wallon e de alguns de seus leitores, que tomam por base os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. Utiliza-se este referencial por se pretender realizar uma análise crítica do contexto do ensino superior, abrangendo, inclusive, as políticas públicas propostas para a área. Como procedimento de construção das informações utiliza-se a entrevista semiestruturada e observações em sala de aula ao longo dos encontros da professora-pesquisadora com as turmas de dois cursos de graduação de uma instituição privada. Foram entrevistados seis alunos, dos cursos de Psicologia e de Comunicação Social, em que a pesquisadora atua como professora. Para a elaboração do roteiro de entrevista e análise dos dados tomou-se por base a estratégia desenvolvida por Marli André para estudar o cotidiano educacional. Os resultados indicam que, para os alunos, a formação acadêmica é prioritária se ela trouxer bens materiais, aceitação no mercado de trabalho e melhoria da imagem que têm de si, revelando a prevalência dos valores não morais na promoção e manutenção dos sentidos do ensino superior para os alunos.The main objective of this research is to investigate the senses attributed to higher education by undergraduate students in order to analyze the moral and non-moral values that emerge from the configurations of sense in relation to the academy, to knowledge and to professional education. The theoretical approach is supported by Historical-cultural psychology, mainly the concepts of Wallon, Vygotsky and followers. The objective is to carry through a critical analysis of the context of higher education which encompasses the public policy proposals for the area. The methodological approach is qualitative and the interview is the chosen procedure for the apprehension of sense and personal experience of the context by the students. It also uses the observation of the researcher in the classroom. Six students of the courses of Psychology and Social Communication, in which the researcher works as a Psychology teacher, were interviewed. From that point on, the research raised categories that identify moral and non-moral values within the students senses. The results indicate that, for the students, the academic formation is not a priority unless it brings money, success, acceptance in the job market and an improvement of their selfimage. Those aspects show that non-moral values predominate in the configuration of the senses of the undergraduate students, instead of moral values such as respect, justice and an appreciation of knowledge.porPUC-Campinassentidosvaloresensino superiorpsicologia histórico-culturalsensesvalueshigher educationhistorical-cultural psychologySentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmicoSenses attributed to higher education by undergraduate students: a study on values in college environmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Andre, Marli Eliza Dalmazo Afonso deVaisberg, Tania Maria Jose Aiello30466539230682254670585523085617CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Paula_CA.pdfccv_ppgpsico_me_Paula_CA.pdfapplication/pdf779292http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15852/1/ccv_ppgpsico_me_Paula_CA.pdf6dd13ea4435605d0a0a1d785581cf504MD51123456789/158522022-09-02 11:36:14.518oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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