O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
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Data de Publicação: | 2014 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Panorama |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417 |
Resumo: | RESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular |
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O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O PopularRESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O PopularEditora da PUC Goiás2014-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/341710.18224/pan.v3i1.3417Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3, n. 1 (2013); 39-502237-108710.18224/pan.v3i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417/1995Silva, Carla GuimarãesSilva, Noêmia Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-15T18:37:46ZRevista |
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