O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Guimarães
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Noêmia Félix da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417
Resumo: RESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular
id PUC-GO-2_60b945bc2a19b8edb6db9f2405788e6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3417
network_acronym_str PUC-GO-2
network_name_str Panorama (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O PopularRESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O PopularEditora da PUC Goiás2014-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/341710.18224/pan.v3i1.3417Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3, n. 1 (2013); 39-502237-108710.18224/pan.v3i1reponame:Panoramainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417/1995Silva, Carla GuimarãesSilva, Noêmia Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-15T18:37:46ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
title O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
spellingShingle O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
Silva, Carla Guimarães
title_short O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
title_full O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
title_fullStr O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
title_full_unstemmed O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
title_sort O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
author Silva, Carla Guimarães
author_facet Silva, Carla Guimarães
Silva, Noêmia Félix da
author_role author
author2 Silva, Noêmia Félix da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Guimarães
Silva, Noêmia Félix da
description RESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417
10.18224/pan.v3i1.3417
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417
identifier_str_mv 10.18224/pan.v3i1.3417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417/1995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3, n. 1 (2013); 39-50
2237-1087
10.18224/pan.v3i1
reponame:Panorama
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Panorama
collection Panorama
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798321076115079168