Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Solange Pereira
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Transinformação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640
Resumo: The main objective of this research was to analyse the collection ofthe Brazilian History -for 5th and 6th grades - hold by schoollibraries. It focuson the presence of the negro in these collections, making use of the psycholinguistic analysis, which describes the meaning of verbs in either aspects denotative and connotative among the categories: social, cognitive,affective and physical. The research also suggest ways to select children's books, supplying teachers and librarians with data to develop the book collection o school library.
id PUC_CAMP-4_0e1b3cd61d4b892f294d3faa1587e8b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/1640
network_acronym_str PUC_CAMP-4
network_name_str Transinformação (Online)
repository_id_str
spelling Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDODESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDOLivros didáticosinfluências tendenciosasDesenvolvimento de coleçãocollection developmentbias in text-bookspsycholinguistic analysis racial atitudes in text-booksThe main objective of this research was to analyse the collection ofthe Brazilian History -for 5th and 6th grades - hold by schoollibraries. It focuson the presence of the negro in these collections, making use of the psycholinguistic analysis, which describes the meaning of verbs in either aspects denotative and connotative among the categories: social, cognitive,affective and physical. The research also suggest ways to select children's books, supplying teachers and librarians with data to develop the book collection o school library.O objetivo foi analisar a coleção de História do Brasil de 58 e 68 sériedo 1C!grau existente nas bibliotecas escolares. O foco da análise foi a presença do negro na referida coleção. Para tanto foi utilizada a análise psicolinguística a qual busca descrever o sentido dos verbos nos aspectosdenotativo e conotativo nas categorias: social, cognitivo, afetivo e flsica . A pesquisa apresenta ainda sugestões para selecionar o livro infanto-juvenil,fornecendo ao professor e bibliotecário subsidios para o desenvolvimento da coleção escolar.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas1994-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640Transinformação; Vol. 6 No. 1/2/3 (1994)Transinformação; Vol. 6 Núm. 1/2/3 (1994)Transinformação; v. 6 n. 1/2/3 (1994)2318-08890103-3786reponame:Transinformação (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640/1611Copyright (c) 2012 Transinformaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Solange Pereira2024-03-26T11:30:25Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/1640Revistahttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br2318-08890103-3786opendoar:2024-03-26T11:30:25Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÃO NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
title Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
spellingShingle Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
Ribeiro, Maria Solange Pereira
Livros didáticos
influências tendenciosas
Desenvolvimento de coleção
collection development
bias in text-books
psycholinguistic analysis racial atitudes in text-books
title_short Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
title_full Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
title_fullStr Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
title_full_unstemmed Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
title_sort Development in School Libraries a Contribution to the sociocultural Make Up Of The Student: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO CRÍTICA SÓCIO-CULTURAL DO EDUCANDO
author Ribeiro, Maria Solange Pereira
author_facet Ribeiro, Maria Solange Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Solange Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
influências tendenciosas
Desenvolvimento de coleção
collection development
bias in text-books
psycholinguistic analysis racial atitudes in text-books
topic Livros didáticos
influências tendenciosas
Desenvolvimento de coleção
collection development
bias in text-books
psycholinguistic analysis racial atitudes in text-books
description The main objective of this research was to analyse the collection ofthe Brazilian History -for 5th and 6th grades - hold by schoollibraries. It focuson the presence of the negro in these collections, making use of the psycholinguistic analysis, which describes the meaning of verbs in either aspects denotative and connotative among the categories: social, cognitive,affective and physical. The research also suggest ways to select children's books, supplying teachers and librarians with data to develop the book collection o school library.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1640/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Transinformação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Transinformação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Transinformação; Vol. 6 No. 1/2/3 (1994)
Transinformação; Vol. 6 Núm. 1/2/3 (1994)
Transinformação; v. 6 n. 1/2/3 (1994)
2318-0889
0103-3786
reponame:Transinformação (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Transinformação (Online)
collection Transinformação (Online)
repository.name.fl_str_mv Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799125983463211008