O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27861
Resumo: This study aims to reflect on how the teacher of the early years can develop a work that presents meaning and helps in the formation of the reader, presenting an attitude of encouragement and mediator. In addition, the research deepened into how the teacher can make a commitment to make the practice of reading as a habit inserted in the daily lives of students. Therefore it used as methodology a bibliographic review. This the study reflects on the importance of reading in the children's universe, with the insertion of consistent plans and strategies in activities aimed at students and recognizing the child as a developing subject that must be inserted in the cultural and social environment. In this context, the use of some resources and actions encourages and enriches the pleasure of reading and consequently will contribute to the process of improving reading quality over the early years
id PUC_SP-1_b47072e69a2dc0b38b26c4000e248eca
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27861
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sá, Ivo Ribeiro deAlbuquerque, Carolina2022-09-28T22:10:28Z2022-09-28T22:10:28Z2019-12-06Albuquerque, Carolina. O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27861This study aims to reflect on how the teacher of the early years can develop a work that presents meaning and helps in the formation of the reader, presenting an attitude of encouragement and mediator. In addition, the research deepened into how the teacher can make a commitment to make the practice of reading as a habit inserted in the daily lives of students. Therefore it used as methodology a bibliographic review. This the study reflects on the importance of reading in the children's universe, with the insertion of consistent plans and strategies in activities aimed at students and recognizing the child as a developing subject that must be inserted in the cultural and social environment. In this context, the use of some resources and actions encourages and enriches the pleasure of reading and consequently will contribute to the process of improving reading quality over the early yearsEste estudo tem como propósito uma reflexão de como o professor dos anos iniciais pode desenvolver um trabalho que apresente significado e auxilie na formação do leitor, apresentando uma postura de incentivador e mediador. Além disso, a pesquisa se aprofundou em como o docente pode realizar um compromisso para tornar a prática da leitura como um hábito inserido no cotidiano dos educandos. Portanto usou como metodologia uma revisão bibliográfica. Dessa maneira o estudo reflete na importância da leitura no universo infantil, com a inserção de planos e estratégias consistentes nas atividades voltadas para os alunos e reconhecendo a criança como um sujeito em desenvolvimento que deve estar inserida no meio cultural e social. Dentro desse contexto, a utilização de alguns recursos e ações incentiva e enriquece o prazer pelo ato de ler e consequentemente contribuirá no processo de melhoria da qualidade de leitura ao longo dos anos iniciaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLeituraHábitoProfessorIncentivoFormação do leitorReadingHabitTeacherIncentiveReader trainingO desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educandoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCarolina Albuquerque - TCC.pdfapplication/pdf469548https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27861/1/Carolina%20Albuquerque%20-%20TCC.pdfbdf251e67304f88dac61e78e1560af1aMD51TEXTCarolina Albuquerque - TCC.pdf.txtCarolina Albuquerque - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain47835https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27861/2/Carolina%20Albuquerque%20-%20TCC.pdf.txt752e7f6b710a82f02dc73a09a930473dMD52THUMBNAILCarolina Albuquerque - TCC.pdf.jpgCarolina Albuquerque - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27861/3/Carolina%20Albuquerque%20-%20TCC.pdf.jpgd05a18b6fde13ca9752434dae8b2bcabMD53handle/278612022-09-30 20:17:20.645oai:repositorio.pucsp.br:handle/27861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
title O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
spellingShingle O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
Albuquerque, Carolina
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Leitura
Hábito
Professor
Incentivo
Formação do leitor
Reading
Habit
Teacher
Incentive
Reader training
title_short O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
title_full O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
title_fullStr O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
title_full_unstemmed O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
title_sort O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando
author Albuquerque, Carolina
author_facet Albuquerque, Carolina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Carolina
contributor_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Leitura
Hábito
Professor
Incentivo
Formação do leitor
Reading
Habit
Teacher
Incentive
Reader training
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Hábito
Professor
Incentivo
Formação do leitor
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Habit
Teacher
Incentive
Reader training
description This study aims to reflect on how the teacher of the early years can develop a work that presents meaning and helps in the formation of the reader, presenting an attitude of encouragement and mediator. In addition, the research deepened into how the teacher can make a commitment to make the practice of reading as a habit inserted in the daily lives of students. Therefore it used as methodology a bibliographic review. This the study reflects on the importance of reading in the children's universe, with the insertion of consistent plans and strategies in activities aimed at students and recognizing the child as a developing subject that must be inserted in the cultural and social environment. In this context, the use of some resources and actions encourages and enriches the pleasure of reading and consequently will contribute to the process of improving reading quality over the early years
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T22:10:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T22:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Albuquerque, Carolina. O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27861
identifier_str_mv Albuquerque, Carolina. O desenvolvimento da prática de leitura como um hábito diário na vida do educando. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27861/1/Carolina%20Albuquerque%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27861/2/Carolina%20Albuquerque%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27861/3/Carolina%20Albuquerque%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bdf251e67304f88dac61e78e1560af1a
752e7f6b710a82f02dc73a09a930473d
d05a18b6fde13ca9752434dae8b2bcab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796131262103552