A gamificação como alternativa para o incentivo à leitura: uma inovação que traz resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lorena Casagrande da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32270
Resumo: O processo de aprendizado de uma criança nos primeiros anos da infância através dos pontos de vista psicológico e pedagógico, elucida como é possível desenvolver o raciocínio da criança através de atividades lúdicas, que promovam a satisfação em adquirir o hábito de leitura ainda nos primeiros anos da vida, preparando a criança para, no futuro, torna-se um adulto leitor com senso crítico. Compreender, então, o conceito e analisar a utilização da gamificação em atividades de incentivo às práticas de leitura tem sido um desafio para a classe bibliotecária. Ao identificar uma escola que pratica esse conceito, viu-se a possibilidade de estudar essa iniciativa inovadora, proposta pelo Projeto Ler Pra Valer na Sala de Leitura da Escola Osíris Palmier da Veiga. O presente trabalho se configura como um estudo de caso com o qual se pretende, por meio de sua análise, tratar da questão que envolve essa pesquisa que indaga sobre o emprego da gamificação aplicada por uma escola para promover o desenvolvimento da prática da leitura na educação infantil e se essa abordagem resulta em benefícios para a prática leitora.
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