Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bevilacqua, Martina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174382
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS.
id UFRGS-2_743c57cb471938cb79bec2876976bd1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bevilacqua, MartinaSommer, Luis Henrique2018-04-04T02:26:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/174382001061638Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS.application/pdfporFormação de professoresSociologia da educaçãoPedagogiaLicenciaturaPrática pedagógicaRepercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061638.pdf001061638.pdfTexto completoapplication/pdf751501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/1/001061638.pdfda43b5771c713d0b9b12376a7e25c164MD51TEXT001061638.pdf.txt001061638.pdf.txtExtracted Texttext/plain145039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/2/001061638.pdf.txtf5fbdb41466f68e01d88bd6d11023edaMD52THUMBNAIL001061638.pdf.jpg001061638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/3/001061638.pdf.jpgce84c3b3c271a95e77715dc8d9f5ea2dMD5310183/1743822018-10-25 10:05:31.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:05:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
title Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
spellingShingle Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
Bevilacqua, Martina
Formação de professores
Sociologia da educação
Pedagogia
Licenciatura
Prática pedagógica
title_short Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
title_full Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
title_fullStr Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
title_full_unstemmed Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
title_sort Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
author Bevilacqua, Martina
author_facet Bevilacqua, Martina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bevilacqua, Martina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sommer, Luis Henrique
contributor_str_mv Sommer, Luis Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Sociologia da educação
Pedagogia
Licenciatura
Prática pedagógica
topic Formação de professores
Sociologia da educação
Pedagogia
Licenciatura
Prática pedagógica
description Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061638
url http://hdl.handle.net/10183/174382
identifier_str_mv 001061638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/1/001061638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/2/001061638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/3/001061638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da43b5771c713d0b9b12376a7e25c164
f5fbdb41466f68e01d88bd6d11023eda
ce84c3b3c271a95e77715dc8d9f5ea2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545467629568