A didática na Formação Pedagógica de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martin, Pura Lúcia Oliver
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Romanowski, Joana Paulin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077
Resumo: Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.
id PUC_RS-18_013ed97966efb12ff34c2f57a78faafd
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8077
network_acronym_str PUC_RS-18
network_name_str Educação
repository_id_str
spelling A didática na Formação Pedagógica de Professoresdidáticaformação de professoreslicenciaturateoria e prática.Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077Educação; Vol. 33 No. 3 (2010): Dossier - Teacher Education, curriculum and practiceEducação; Vol. 33 Núm. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e práticaEducação; v. 33 n. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática1981-25820101-465Xreponame:Educaçãoinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077/5724Martin, Pura Lúcia OliverRomanowski, Joana Paulininfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-07T13:21:58Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/8077Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/indexONGhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/oaieditora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br1981-25820101-465Xopendoar:2011-06-07T13:21:58Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática na Formação Pedagógica de Professores
title A didática na Formação Pedagógica de Professores
spellingShingle A didática na Formação Pedagógica de Professores
Martin, Pura Lúcia Oliver
didática
formação de professores
licenciatura
teoria e prática.
title_short A didática na Formação Pedagógica de Professores
title_full A didática na Formação Pedagógica de Professores
title_fullStr A didática na Formação Pedagógica de Professores
title_full_unstemmed A didática na Formação Pedagógica de Professores
title_sort A didática na Formação Pedagógica de Professores
author Martin, Pura Lúcia Oliver
author_facet Martin, Pura Lúcia Oliver
Romanowski, Joana Paulin
author_role author
author2 Romanowski, Joana Paulin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martin, Pura Lúcia Oliver
Romanowski, Joana Paulin
dc.subject.por.fl_str_mv didática
formação de professores
licenciatura
teoria e prática.
topic didática
formação de professores
licenciatura
teoria e prática.
description Esse artigo discute a didática na formação pedagógica de professores nos cursos de licenciaturas, as prioridades estabelecidas para a formação dos professores, a tendência e o papel da didática nessa formação hoje. Resulta de pesquisa de abordagem qualitativa com professores e coordenadores dos cursos de licenciatura de cinco universidades do Paraná. Mostra que a didática tende a priorizar aspectos específicos do fazer pedagógico em detrimento da sua dimensão de totalidade. Indica uma ênfase na aprendizagem: “aprender a aprender”, centralizada no aluno como sujeito intelectualmente ativo, criativo, produtivo, capaz de dominar os processos de aprender.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8077/5724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Educação; Vol. 33 No. 3 (2010): Dossier - Teacher Education, curriculum and practice
Educação; Vol. 33 Núm. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática
Educação; v. 33 n. 3 (2010): Dossiê - Formação de professores, currículo e prática
1981-2582
0101-465X
reponame:Educação
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Educação
collection Educação
repository.name.fl_str_mv Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br||reveduc@pucrs.br
_version_ 1799128743024787456