CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Taciana Brasil
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317
Resumo: O Ensino Religioso escolar, no Brasil, surgiu como forma de manutenção e imposição do catolicismo enquanto religião hegemônica. Porém, com o passar do tempo, surgiram novas formulações epistemológicas para o conteúdo, caracterizadas por não se filiarem a nenhuma linha religiosa. Este artigo se propõe a apresentar e discutir sobre os modelos confessionais e não confessionais de Ensino Religioso escolar. Os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental são apresentados em um texto que discorre sobre as características dos modelos do conteúdo, e sobre as possíveis justificativas para aplicação dos mesmos. Conclui-se que o conhecimento acerca dos modelos de Ensino Religioso escolar é uma necessidade atual, tendo em vista a dificuldade de um consenso no contexto brasileiro sobre qual modelo é mais adequado.
id PUC_GO-2_53bd8a0de8f70e6ddc35361b6207c686
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8317
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAREnsino ReligiosoConfessionalidadeLaicidadeModelos de Ensino ReligiosoEpistemologia do Ensino Religioso.2-4737O Ensino Religioso escolar, no Brasil, surgiu como forma de manutenção e imposição do catolicismo enquanto religião hegemônica. Porém, com o passar do tempo, surgiram novas formulações epistemológicas para o conteúdo, caracterizadas por não se filiarem a nenhuma linha religiosa. Este artigo se propõe a apresentar e discutir sobre os modelos confessionais e não confessionais de Ensino Religioso escolar. Os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental são apresentados em um texto que discorre sobre as características dos modelos do conteúdo, e sobre as possíveis justificativas para aplicação dos mesmos. Conclui-se que o conhecimento acerca dos modelos de Ensino Religioso escolar é uma necessidade atual, tendo em vista a dificuldade de um consenso no contexto brasileiro sobre qual modelo é mais adequado.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/831710.18224/cam.v18i5.8317Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-1541983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317/4978Copyright (c) 2021 Taciana Brasil dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Taciana Brasil2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8317Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
title CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
spellingShingle CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
dos Santos, Taciana Brasil
Ensino Religioso
Confessionalidade
Laicidade
Modelos de Ensino Religioso
Epistemologia do Ensino Religioso.
2-47
37
title_short CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
title_full CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
title_fullStr CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
title_full_unstemmed CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
title_sort CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
author dos Santos, Taciana Brasil
author_facet dos Santos, Taciana Brasil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Taciana Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
Confessionalidade
Laicidade
Modelos de Ensino Religioso
Epistemologia do Ensino Religioso.
2-47
37
topic Ensino Religioso
Confessionalidade
Laicidade
Modelos de Ensino Religioso
Epistemologia do Ensino Religioso.
2-47
37
description O Ensino Religioso escolar, no Brasil, surgiu como forma de manutenção e imposição do catolicismo enquanto religião hegemônica. Porém, com o passar do tempo, surgiram novas formulações epistemológicas para o conteúdo, caracterizadas por não se filiarem a nenhuma linha religiosa. Este artigo se propõe a apresentar e discutir sobre os modelos confessionais e não confessionais de Ensino Religioso escolar. Os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental são apresentados em um texto que discorre sobre as características dos modelos do conteúdo, e sobre as possíveis justificativas para aplicação dos mesmos. Conclui-se que o conhecimento acerca dos modelos de Ensino Religioso escolar é uma necessidade atual, tendo em vista a dificuldade de um consenso no contexto brasileiro sobre qual modelo é mais adequado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317
10.18224/cam.v18i5.8317
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317
identifier_str_mv 10.18224/cam.v18i5.8317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317/4978
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Taciana Brasil dos Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Taciana Brasil dos Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154
1983-778X
10.18224/cam.v18.n5.2020
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349939380224