CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317 |
Resumo: | O Ensino Religioso escolar, no Brasil, surgiu como forma de manutenção e imposição do catolicismo enquanto religião hegemônica. Porém, com o passar do tempo, surgiram novas formulações epistemológicas para o conteúdo, caracterizadas por não se filiarem a nenhuma linha religiosa. Este artigo se propõe a apresentar e discutir sobre os modelos confessionais e não confessionais de Ensino Religioso escolar. Os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental são apresentados em um texto que discorre sobre as características dos modelos do conteúdo, e sobre as possíveis justificativas para aplicação dos mesmos. Conclui-se que o conhecimento acerca dos modelos de Ensino Religioso escolar é uma necessidade atual, tendo em vista a dificuldade de um consenso no contexto brasileiro sobre qual modelo é mais adequado. |
id |
PUC_GO-2_53bd8a0de8f70e6ddc35361b6207c686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8317 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAREnsino ReligiosoConfessionalidadeLaicidadeModelos de Ensino ReligiosoEpistemologia do Ensino Religioso.2-4737O Ensino Religioso escolar, no Brasil, surgiu como forma de manutenção e imposição do catolicismo enquanto religião hegemônica. Porém, com o passar do tempo, surgiram novas formulações epistemológicas para o conteúdo, caracterizadas por não se filiarem a nenhuma linha religiosa. Este artigo se propõe a apresentar e discutir sobre os modelos confessionais e não confessionais de Ensino Religioso escolar. Os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental são apresentados em um texto que discorre sobre as características dos modelos do conteúdo, e sobre as possíveis justificativas para aplicação dos mesmos. Conclui-se que o conhecimento acerca dos modelos de Ensino Religioso escolar é uma necessidade atual, tendo em vista a dificuldade de um consenso no contexto brasileiro sobre qual modelo é mais adequado.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/831710.18224/cam.v18i5.8317Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-1541983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317/4978Copyright (c) 2021 Taciana Brasil dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Taciana Brasil2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8317Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
title |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
spellingShingle |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR dos Santos, Taciana Brasil Ensino Religioso Confessionalidade Laicidade Modelos de Ensino Religioso Epistemologia do Ensino Religioso. 2-47 37 |
title_short |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
title_full |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
title_fullStr |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
title_sort |
CONFESSIONALIDADE E LAICIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS MODELOS DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR |
author |
dos Santos, Taciana Brasil |
author_facet |
dos Santos, Taciana Brasil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Taciana Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso Confessionalidade Laicidade Modelos de Ensino Religioso Epistemologia do Ensino Religioso. 2-47 37 |
topic |
Ensino Religioso Confessionalidade Laicidade Modelos de Ensino Religioso Epistemologia do Ensino Religioso. 2-47 37 |
description |
O Ensino Religioso escolar, no Brasil, surgiu como forma de manutenção e imposição do catolicismo enquanto religião hegemônica. Porém, com o passar do tempo, surgiram novas formulações epistemológicas para o conteúdo, caracterizadas por não se filiarem a nenhuma linha religiosa. Este artigo se propõe a apresentar e discutir sobre os modelos confessionais e não confessionais de Ensino Religioso escolar. Os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental são apresentados em um texto que discorre sobre as características dos modelos do conteúdo, e sobre as possíveis justificativas para aplicação dos mesmos. Conclui-se que o conhecimento acerca dos modelos de Ensino Religioso escolar é uma necessidade atual, tendo em vista a dificuldade de um consenso no contexto brasileiro sobre qual modelo é mais adequado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317 10.18224/cam.v18i5.8317 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v18i5.8317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8317/4978 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Taciana Brasil dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Taciana Brasil dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 132-154 1983-778X 10.18224/cam.v18.n5.2020 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797349939380224 |