A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Antônio Eugênio Furtado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Foster, Eugénia da Luz Silva, Custódio, Elivaldo Serrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8324
Resumo: Este estudo analisa a influência da religião no processo de aprendizagem de educandos do ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública de Macapá-AP. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória com questionário e entrevistas não estruturadas para verificar o viés religioso presente nas respostas a temas do currículo desenvolvido na escola. O estudo mostrou que entre educandos do ensino médio da EJA há um conhecimento que explica fenômenos e conceitos de forma diferente daquela contida nos livros didáticos do sistema oficial de ensino e tal explicação possui um viés religioso concorrente com a narrativa escolar. O estudo visa contribuir com a reflexão pedagógica relacionada à EJA, ampliando a pesquisa nessa modalidade de ensino.
id PUC_GO-2_99a181719b29d22333a493ae19c01726
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8324
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJAEducação de Jovens e AdultosReligiãoRelações Étnico-RaciaisMacapá-AP.Este estudo analisa a influência da religião no processo de aprendizagem de educandos do ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública de Macapá-AP. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória com questionário e entrevistas não estruturadas para verificar o viés religioso presente nas respostas a temas do currículo desenvolvido na escola. O estudo mostrou que entre educandos do ensino médio da EJA há um conhecimento que explica fenômenos e conceitos de forma diferente daquela contida nos livros didáticos do sistema oficial de ensino e tal explicação possui um viés religioso concorrente com a narrativa escolar. O estudo visa contribuir com a reflexão pedagógica relacionada à EJA, ampliando a pesquisa nessa modalidade de ensino.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/832410.18224/cam.v19i1.8324Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-981983-778X10.18224/cam.v19.n1.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8324/5132Copyright (c) 2021 Antônio Eugênio Furtado Corrêa, Eugénia da Luz Silva Foster, Elivaldo Serrão Custódioinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Antônio Eugênio FurtadoFoster, Eugénia da Luz SilvaCustódio, Elivaldo Serrão2021-04-20T15:06:44Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8324Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-04-20T15:06:44Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
title A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
Corrêa, Antônio Eugênio Furtado
Educação de Jovens e Adultos
Religião
Relações Étnico-Raciais
Macapá-AP.
title_short A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
title_full A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
title_sort A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO RELIGIOSO NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA EJA
author Corrêa, Antônio Eugênio Furtado
author_facet Corrêa, Antônio Eugênio Furtado
Foster, Eugénia da Luz Silva
Custódio, Elivaldo Serrão
author_role author
author2 Foster, Eugénia da Luz Silva
Custódio, Elivaldo Serrão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Antônio Eugênio Furtado
Foster, Eugénia da Luz Silva
Custódio, Elivaldo Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Religião
Relações Étnico-Raciais
Macapá-AP.
topic Educação de Jovens e Adultos
Religião
Relações Étnico-Raciais
Macapá-AP.
description Este estudo analisa a influência da religião no processo de aprendizagem de educandos do ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública de Macapá-AP. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória com questionário e entrevistas não estruturadas para verificar o viés religioso presente nas respostas a temas do currículo desenvolvido na escola. O estudo mostrou que entre educandos do ensino médio da EJA há um conhecimento que explica fenômenos e conceitos de forma diferente daquela contida nos livros didáticos do sistema oficial de ensino e tal explicação possui um viés religioso concorrente com a narrativa escolar. O estudo visa contribuir com a reflexão pedagógica relacionada à EJA, ampliando a pesquisa nessa modalidade de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8324
10.18224/cam.v19i1.8324
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8324
identifier_str_mv 10.18224/cam.v19i1.8324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/8324/5132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 1 (2021): Expressões das Religiões, Religiosidade e Espiritualidades na Pan-Amazonia; 82-98
1983-778X
10.18224/cam.v19.n1.2021
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349945671680