Institutos Federais, IFLEX ou Mini Universidades? A Institucionalização de um Projeto de Educação Voltado ao Trabalho
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7812 |
Resumo: | O texto discute a institucionalidade dos Institutos Federais. Persegue-se a ideia de que, assim como as anteriores medidas na área da educação profissional e tecnológica (EPT), que se vincularam a determinados governos e a partir de desígnios históricos, às atuais tentativas, também, buscaram responder a demandas, sejam de elevação da escolaridade, ou da melhoraria da qualidade da mão de obra. Enaltecemos a importância das iniciativas recentes para essa modalidade de ensino e sua interiorização, assim como lançamos preocupações sobre a expansão, se não estaria reproduzindo muito mais o modelo das universidades, diferentemente do que foi proposto para esta nova institucionalidade. |
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Institutos Federais, IFLEX ou Mini Universidades? A Institucionalização de um Projeto de Educação Voltado ao TrabalhoEducação; Política educacional; Desenvolvimento regionalInstitutos Federais; Educação profissional e tecnológica;Universidade; Desenvolvimento regional.377Ensino especializado. Formação técnica e profissional. Escolas e institutos de formação profissional. Escolas politécnicasO texto discute a institucionalidade dos Institutos Federais. Persegue-se a ideia de que, assim como as anteriores medidas na área da educação profissional e tecnológica (EPT), que se vincularam a determinados governos e a partir de desígnios históricos, às atuais tentativas, também, buscaram responder a demandas, sejam de elevação da escolaridade, ou da melhoraria da qualidade da mão de obra. Enaltecemos a importância das iniciativas recentes para essa modalidade de ensino e sua interiorização, assim como lançamos preocupações sobre a expansão, se não estaria reproduzindo muito mais o modelo das universidades, diferentemente do que foi proposto para esta nova institucionalidade.EDITORA DA PUC GOIÁSInstituto Federal GoianoCastioni, Remide Carvalho, Marco Antôniode Sá Filho, Paulo2020-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/781210.18224/educ.v22i1.7812Revista Educativa - Revista de Educação; v. 22 (2019); e78121983-77711415-049210.18224/educ.v22i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7812/4680Direitos autorais 2020 REMI CASTIONI, Marco Antônio de Carvalho, PAULO DE SÁ FILHOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T14:52:53ZRevista |
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