UNESCO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SÉCULO XXI: informalidade e flexibilização como horizontes para a formação do trabalhador
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Data de Publicação: | 2021 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7755 |
Resumo: | O artigo visa discutir como são caracterizados o trabalho e a educação no documento “Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional”, chancelado pela Unesco (2015). A pesquisa é teórica com análise documental. A análise dialogou com um referencial teórico ancorado na identificação das contradições, continuidades e alinhamentos da relação entre capital, trabalho e educação. Os elaboradores do documento adotam a concepção economicista do trabalho e utilitarista da educação para o mercado com ênfase no trabalho informal, assumindo-o como fonte de criatividade e empreendedorismo, porém, escamoteando a precarização do trabalho. |
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UNESCO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SÉCULO XXI: informalidade e flexibilização como horizontes para a formação do trabalhadorEducaçãoPolíticas Educacionais; Educação Profissional; Organismos Internacionais;Trabalho no Mundo Globalizado.377-Ensino especializado. Formação técnica e profissional. Escolas e institutos de formação profissional. Escolas politécnicasO artigo visa discutir como são caracterizados o trabalho e a educação no documento “Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional”, chancelado pela Unesco (2015). A pesquisa é teórica com análise documental. A análise dialogou com um referencial teórico ancorado na identificação das contradições, continuidades e alinhamentos da relação entre capital, trabalho e educação. Os elaboradores do documento adotam a concepção economicista do trabalho e utilitarista da educação para o mercado com ênfase no trabalho informal, assumindo-o como fonte de criatividade e empreendedorismo, porém, escamoteando a precarização do trabalho.EDITORA DA PUC GOIÁSde Almeida, Guenther CarlosBrzezinski, Iria2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/775510.18224/educ.v23i1.7755Revista Educativa - Revista de Educação; v. 23 (2020); e77551983-77711415-049210.18224/educ.v23i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7755/4918Direitos autorais 2021 Guenther Carlos de Almeida, Iria Brezezinskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-03T12:26:43ZRevista |
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