Vygotsky e as origens da teoria histórico-cultural: estudo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ringel, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5464
Resumo: Resumo: Estudo teórico sobre Vygotsky (1986-1934) e seus estudos, historicamente contextualizado, tendo como objetivo evidenciar as origens da teoria histórico-cultural sintetizadas na formação do novo homem e da nova educação. Os princípios de uma educação científica, postos pela revolução de 1917, influenciaram a produção científica do autor e foram determinantes na criação de sua teoria. Para isso, buscam-se referências bibliográficas em prefácios, prólogos, notas de tradução e introduções em suas obras teóricas e em obras de referência sobre o assunto. Os princípios, conceitos e métodos aprofundados em sua práxis apontam caminhos para a educação atualmente, tendo em vista uma educação transformadora. Palavras-chave: Vygotsky. Teoria histórico-cultural. Educação.
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