ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Jadir de Morais
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: da Cruz, José Adelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883
Resumo: Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à  gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.
id PUC_GO-4_21cbaf1c6b4303b3efbb833cea21793a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/883
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLARCom base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à  gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/88310.18224/educ.v11i2.883Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 2 (2008); 221-2371983-77711415-049210.18224/educ.v11i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883/621Pessoa, Jadir de Moraisda Cruz, José Adelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/883Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.968Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
title ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
spellingShingle ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
Pessoa, Jadir de Morais
title_short ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
title_full ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
title_fullStr ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
title_full_unstemmed ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
title_sort ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
author Pessoa, Jadir de Morais
author_facet Pessoa, Jadir de Morais
da Cruz, José Adelson
author_role author
author2 da Cruz, José Adelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Jadir de Morais
da Cruz, José Adelson
dc.description.none.fl_txt_mv Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à  gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.
description Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à  gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883
10.18224/educ.v11i2.883
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883
identifier_str_mv 10.18224/educ.v11i2.883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883/621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 2 (2008); 221-237
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v11i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974609690624