ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883 |
Resumo: | Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública. |
id |
PUC_GO-4_21cbaf1c6b4303b3efbb833cea21793a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/883 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLARCom base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública.EDITORA DA PUC GOIÁS2010-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/88310.18224/educ.v11i2.883Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 2 (2008); 221-2371983-77711415-049210.18224/educ.v11i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883/621Pessoa, Jadir de Moraisda Cruz, José Adelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/883Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.968Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
title |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
spellingShingle |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR Pessoa, Jadir de Morais |
title_short |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
title_full |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
title_fullStr |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
title_sort |
ANIMAL DE MUITOS DONOS: CULTURA POLàTICA E GEST?O ESCOLAR |
author |
Pessoa, Jadir de Morais |
author_facet |
Pessoa, Jadir de Morais da Cruz, José Adelson |
author_role |
author |
author2 |
da Cruz, José Adelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Jadir de Morais da Cruz, José Adelson |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública. |
description |
Com base nas mobilizações populares dos anos de 1960 a 1980, este artigo objetiva discutir as idéias de democracia e de cidadania presentes hoje na educação, principalmente no que diz respeito à gestão escolar. O suporte fundamental são as teorias democráticas de transição e as noções de espaço público, poder e autoridade, de Hannah Arendt. Conclui-se que a escola que se faz hoje não seguiu a motivação dos movimentos sociais daquele período. Ao contrário, há uma ausência da comunidade na escola, somada a uma participação induzida e corporativa das famílias, reforçando a desobrigação do Estado para com a escola pública. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883 10.18224/educ.v11i2.883 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v11i2.883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/883/621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 11, n. 2 (2008); 221-237 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v11i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974609690624 |