Movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensino
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5405 |
Resumo: | Resumo: Investigou-se o movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensino do conceito de número no primeiro ano escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica cuja fonte de dados é a obra davydoviana. Nesta, o ponto de partida é a análise das relações entre grandezas discretas e contínuas de objetos e fenômenos reais. Nesse estágio, são revelados os elementos que compõem a relação universal que, na sequência, é modelada geometricamente e algebricamente, o que possibilita a redução do concreto ao abstrato. Posteriormente, no procedimento de ascensão do abstrato ao concreto, são introduzidos os números em sua significação aritmética, enquanto singularidade. Palavras-chave: Teoria do Ensino Desenvolvimental. Davýdov. História Virtual. Matemática. Conceito de número. |
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Movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensinoResumo: Investigou-se o movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensino do conceito de número no primeiro ano escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica cuja fonte de dados é a obra davydoviana. Nesta, o ponto de partida é a análise das relações entre grandezas discretas e contínuas de objetos e fenômenos reais. Nesse estágio, são revelados os elementos que compõem a relação universal que, na sequência, é modelada geometricamente e algebricamente, o que possibilita a redução do concreto ao abstrato. Posteriormente, no procedimento de ascensão do abstrato ao concreto, são introduzidos os números em sua significação aritmética, enquanto singularidade. Palavras-chave: Teoria do Ensino Desenvolvimental. Davýdov. História Virtual. Matemática. Conceito de número.EDITORA DA PUC GOIÁSRosa, Josélia Euzébio daDamazio, Ademir2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/540510.18224/educ.v19i2.5405Revista Educativa - Revista de Educação; v. 19, n. 2 (2016); 498-5251983-77711415-049210.18224/educ.v19i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5405/2960Direitos autorais 2017 Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damaziohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5405Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:47.118Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Resumo: Investigou-se o movimento conceitual proposto por Davýdov e colaboradores para o ensino do conceito de número no primeiro ano escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica cuja fonte de dados é a obra davydoviana. Nesta, o ponto de partida é a análise das relações entre grandezas discretas e contínuas de objetos e fenômenos reais. Nesse estágio, são revelados os elementos que compõem a relação universal que, na sequência, é modelada geometricamente e algebricamente, o que possibilita a redução do concreto ao abstrato. Posteriormente, no procedimento de ascensão do abstrato ao concreto, são introduzidos os números em sua significação aritmética, enquanto singularidade. Palavras-chave: Teoria do Ensino Desenvolvimental. Davýdov. História Virtual. Matemática. Conceito de número. |
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