Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085 |
Resumo: | Resumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético. |
id |
PUC_GO-4_459426d5f4e0328b0a1a5c6e5cd58b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3085 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da CriançaResumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/308510.18224/educ.v16i2.3085Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 177-2001983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085/1874Siqueira, Romilson Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3085Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.91Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
title |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
spellingShingle |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança Siqueira, Romilson Martins |
title_short |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
title_full |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
title_fullStr |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
title_full_unstemmed |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
title_sort |
Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança |
author |
Siqueira, Romilson Martins |
author_facet |
Siqueira, Romilson Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Romilson Martins |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético. |
description |
Resumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085 10.18224/educ.v16i2.3085 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v16i2.3085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085/1874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 177-200 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v16i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973973204992 |