Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Romilson Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085
Resumo: Resumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético.
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