Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da Criança
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085 |
Resumo: | Resumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético. |
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Por Uma Sociologia da Infância Crítica no Campo dos Estudos da Infância e da CriançaResumo: o presente trabalho trata de concepções de infância e de criança. Toma como ponto de partida as reflexões sobre como essas concepções vêm se constituindo no campo da(s) Ciência(s) e da produção teórica sobre o tema. Tece um diálogo com a Educação, Psicologia e Sociologia, na tentativa de compreender a emergência da ideia de uma criança e de uma infância ??sociológicas?, que vem sendo sustentada pelas questões do direito, da cidadania e do protagonismo infantil. Todavia, este trabalho alerta para o fato de que qualquer postulado à infância e à criança deve partir daquilo que constitui sua historicidade e sua dialeticidade. Portanto, pauta-se no Materialismo Histórico Dialético para reafirmar a importância do diálogo com a Sociologia da Infância em sua vertente crítica, a fim situar a criança como sujeito e a infância como um tempo social da vida. Ambas devem ser marcadas e apreendidas no campo da relação indivíduo-sociedade em que as contradições de classe, a história e a própria cultura são elementos constitutivos do devir humano. Palavras-chave: Infância. Criança. Sociologia da Infância Crítica. Materialismo Histórico Dialético.EDITORA DA PUC GOIÁS2014-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/308510.18224/educ.v16i2.3085Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 2 (2013); 177-2001983-77711415-049210.18224/educ.v16i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3085/1874Siqueira, Romilson Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-13T12:34:04ZRevista |
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